Análise: Jemerson retoma confiança no Atlético-MG sob comando de Milito

Jemerson vem sendo titular com o argentino

16 abr 2024 - 07h03
(atualizado às 07h03)
Jemerson em campo pelo Galo.
Jemerson em campo pelo Galo.
Foto: Pedro Souza / Atlético / Esporte News Mundo

O zagueiro Jemerson vem se destacando positivamente na passagem de Diego Milito como técnico do Atlético-MG. Muito criticado pela torcida por conta de fracas atuações sob comando de Felipão, o atleta parece viver um novo momento com a camisa do Galo. A mudança tática, ponto a se elogiar no trabalho do argentino, vem consagrando o camisa 34.

Desde que assumiu o clube mineiro, Milito reformulou a forma de se jogar futebol no time. Usando uma estratégia defensiva diferente de seu antecessor, o comandante rapidamente conquistou seus jogadores e isso tem surtido efeito nos jogos. Atualmente, o Atlético se propõe a deixar Guilherme Arana atuar como um ala pela esquerda, avançando para o campo de ataque sem ficar preso a uma função defensiva. Em compensação, o lateral direito Saravia acompanha Jemerson e Lemos em uma linha de 3 zagueiros mais fixa.

Publicidade

As novidades ajudaram Jemerson a adquirir confiança e também a virar um zagueiro mais firme nas tomadas de decisão. Auxiliado também pelo volante Battaglia, o brasileiro virou o "dono do pedaço" no setor defensivo. Peça fundamental para Milito, foi escalado como o único zagueiro em determinado momento da final que rendeu ao Atlético o título do Campeonato Mineiro. Na vitória de 3×1 sobre o Cruzeiro, Milito abriu mão de um segundo jogador do ofício enquanto o jogo ainda estava empatado e deixou Jemerson como último homem em uma tática extremante ofensiva. O técnico foi cirúrgico em suas ideias e o defensor foi determinante para a vitória.

A mudança de ares no comando técnico tem agradado a torcida do Galo. Felipão havia entrado em rota de colisão com o público e constantemente desrespeitava a instituição em suas coletivas pós-jogo. Em um ambiente mais calmo, porém com a tradicional cobrança por um bom desempenho e bons resultados, Milito parece ter tomado as rédeas do antes conturbado ambiente mineiro. Jemerson tem chamado a atenção dentro de campo na nova fase e o portal Sofascore separou os números do atleta. Em cinco jogos com Milito, titular em todos sob comando do argentino até aqui, o zagueiro conta com 91% de aproveitamento nos passes, o melhor do Galo no quesito, lidera também o time em duelos aéreos vencidos (17) e ainda soma 22 bolas recuperadas.

Para saber tudo sobre o Atlético, siga o Esporte News Mundo no X, Facebook e Instagram

Na estreia do Brasileirão diante do Corinthians no último domingo (14), que terminou em empate sem gols, o Atlético teve Battaglia expulso no primeiro tempo. Mesmo assim, se manteve forte defensivamente e não foi vazado. As recentes atuações de Jemerson têm interessado ao Grêmio. Renato Gaúcho está de olho no desempenho do zagueiro e também do volante Edenílson. O meia, inclusive, parece se aproximar cada vez mais de uma transferência. Na próxima rodada, a equipe mineira encara o Criciúma na Arena MRV de olho na primeira vitória no campeonato.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se