Fifa pune Argentina por faixa sobre Malvinas em amistoso

25 jul 2014 - 13h03
(atualizado às 13h12)
<p>Fifa proíbe manifestações políticas em jogos de futebol</p>
Fifa proíbe manifestações políticas em jogos de futebol
Foto: AP

A Fifa anunciou nesta sexta-feira uma punição contra a Associação do Futebol Argentino (AFA) por causa de uma faixa política em um amistoso da seleção sul-americana. Por ter exibido uma faixa sobre a disputa que envolve as Ilhas Malvinas, a entidade da América do Sul recebeu multa de 30 mil francos suíços (cerca de R$ 73 mil) e uma reprimenda. 

O caso que levou à punição ocorreu em 7 de junho, em um amistoso da Argentina contra a Eslovênia. Membros da seleção nacional do país entraram em campo com um cartaz que dizia "As Malvinas são Argentinas", manifestação política que é terminantemente proibida pela Fifa em eventos esportivos. 

Publicidade

A seleção nacional foi enquadrada nos artigos 60 do termo de Segurança de Estádios ("ação política") e no 52 do Estatuto Disciplinar ("conduta inconveniente do time"). 

A faixa que a Argentina, vice-campeã da Copa do Mundo de 2014, levou a campo diz respeito à disputa entre o país e a Inglaterra pelo controle das Ilhas Malvinas, sob domínio dos ingleses. Os sul-americanos reivindicam recorrentemente a autonomia sobre o território. 

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações