A Black Friday já é uma data consolidada no calendário de compras dos brasileiros. No entanto, quem não aproveitou os descontos ou não encontrou o que procurava na última sexta-feira, 28, tem mais uma oportunidade de economizar nesta segunda-feira, 1, com a Cyber Monday.
Enquanto a Black Friday oferece grandes descontos no vareja como um todo, a Cyber Monday foi pensada para impulsionar as vendas online, com foco em produtos eletrônicos e tecnológicos.
O que é a Cyber Monday?
A Black Friday, celebrada sempre na última sexta-feira de novembro, foi criada nos Estados Unidos para marcar o início da temporada de compras de final de ano, no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças. No Brasil, a data ganhou força a partir de 2010 e, hoje, é uma das mais importante para o varejo nacional. Já a Cyber Monday surgiu justamente para prolongar esse estímulo às compras antes das festas de Natal e ocorre sempre na segunda-feira seguinte à Black Friday.
No entanto, diferente da Black Friday, que abrange todos os canais de venda, o foco da Cyber Monday sempre foi o comércio eletrônico. A data representa mais uma oportunidade para que as empresas ofereçam descontos aos clientes, especialmente em produtos eletrônicos e tecnológicos, em plataformas próprias e marketplaces.
Apesar de ter ganhado espaço no Brasil desde 2012, a Cyber Monday ainda não alcançou o mesmo nível de popularidade da Black Friday.
O que comprar na Cyber Monday?
De acordo com a Serasa, as categorias de produtos que costumam apresentar as melhores ofertas durante a Cyber Monday são:
- Notebooks, computadores e tablets, tanto modelos mais simples quanto de alta performance;
- Smartphones, fones de ouvido, smartwatches, câmeras e outros acessórios;
- Games, consoles, softwares e assinaturas digitais;
- Serviços online ou complementares, como assinatura de software, ferramentas de produtividade, VPN, cursos online, espaço de armazenamento em nuvem, aplicativos pagos, entre outros.
Como evitar gastos excessivos?
Para evitar que a empolgação com os descontos se transforme em gastos excessivos, a Serasa recomenda que os consumidores definam previamente quanto podem gastar durante a temporada de compras, sem comprometer contas essenciais ou a reserva de emergência.
Ter uma lista de prioridades e estabelecer um preço máximo disposto a pagar também ajuda a evitar problemas, assim como monitorar e comparar valores, de preferência, antes mesmo das semanas de promoções.