Oferecimento

Índice da Cielo mostra queda de 1,7% do varejo em novembro, apesar de Black Friday

8 dez 2025 - 09h53

As vendas no varejo brasileiro recuaram 1,7% em novembro ante o mesmo mês de 2024, descontada a inflação, no sexto mês seguido de queda, mostrou o Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA), divulgado nesta segunda-feira pela empresa de pagamentos controlada por Banco do Brasil e Bradesco.

Em termos nominais, houve expansão de 2,1%, com crescimento de 7,4% no comércio eletrônico e 0,5% no comércio físico.

Publicidade

"Nem mesmo as vendas recordes na Black Friday foram suficientes para compensar os efeitos da alta de preços e a desaceleração observada em diversos segmentos", pontuou a Cielo em comunicado, destacando que a performance digital sustentou o resultado geral do varejo.

Todos os macrossetores registraram queda - o de bens duráveis teve declínio de 4%, o de serviços registrou recuo de 2,8%; e de bens não duráveis registrou baixa de 0,2%.

Entre as regiões, segundo dados deflacionados, o Norte apresentou recuo de 5,9% nas vendas em novembro, enquanto Centro-Oeste registrou declínio de 3,4%, Nordeste marcou uma queda de 2,1%, Sul teve baixa de 1,9% e Sudeste registrou contração de 1,1%.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se