Oferecimento

Yinson venceu concorrência da Petrobras para plataforma em Albacora, diz diretora

11 ago 2026 - 12h59

A empresa ‌malaia Yinson venceu a concorrência da Petrobras para a construção do navio-plataforma P-88, projeto previsto para a revitalização do campo de Albacora, na Bacia de Campos, disse a diretora de Exploração e Produção da estatal, Sylvia Anjos.

Ela ⁠destacou o sucesso do certame após três licitações anteriores ‌sem interessados.

Publicidade

Dessa vez, participaram também da disputa empresas da Índia, China e Noruega.

A Yinson já mantém relação comercial ‌com a Petrobras e participa ‌de atividades no campo de Mero, na Bacia ⁠de Santos, de acordo com a executiva.

"A gente teve três licitações antes que não deram em nada. E aí nós voltamos, refizemos o projeto, botamos um projeto mais otimizado e fizemos o BOT (modelo de contratação Build-Operate-Transfer), que ‌viabilizou a licitação e vieram cinco empresas", disse ela.

FOZ ‌DO AMAZONAS

Publicidade

Durante evento no ⁠Rio de ⁠Janeiro, a diretora disse ainda que a sonda usada pela Petrobras ⁠para perfurar o poço ‌exploratório de Morpho, na ‌Bacia da Foz do Amazonas, poderá atingir o reservatório do prospecto localizado na Margem Equatorial em até três dias.

Segundo ela, a campanha exploratória está na ⁠fase de cimentação, etapa que antecede a chegada ao reservatório.

"Agora (a chegada ao reservatório) será rápida", disse ela a jornalistas.

A Petrobras iniciou a campanha em Morpho em 2025, após longa espera por ‌um licenciamento ambiental do Ibama. Mas a atividade foi interrompida no começo deste ano após o vazamento de ⁠um fluido biodegradável.

"Acredito que depois que cimentar, tiver tudo sequinho, bonitinho e for perfurar, aí vai ser muito rápido. Vão ser dois, três dias para chegar ao final. Aí pode ser que tenha óleo ou não", acrescentou a executiva após participar de um evento da Associação Brasileira dos Geólogos de Petróleo (ABGB), na PUC-Rio.

Publicidade

A diretora da Petrobras disse que está otimista com a possibilidade de descoberta de petróleo. "Eu aposto que tem. Eu já teria parado (caso não tivesse informações positivas)", declarou ela.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se