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Como vender pelo Instagram? Aprenda tudo sobre!

Ferramenta desenvolvida para empreendedores ajuda a alcançar e engajar o público-alvo do Instagram

27 fev 2023 - 11h59
Foto: Freepik

O Instagram tem mais de um bilhão de usuários ativos no mundo e, no último mês de 2022 ultrapassou o Whatsapp no ranking das redes sociais em que os brasileiros passam mais tempo. Além disso, a plataforma vem se consolidando como canal relevante de social commerce, ou seja, o comércio digital feito nas redes sociais. Prova disso é que em 2022, 61% dos consumidores brasileiros buscaram informações no Instagram sobre um produto ou serviço antes de efetivar uma compra, como aponta o relatório Consumer Trends 2023.

Adaptar-se às novas formas de consumo é fundamental para o sucesso de qualquer negócio nas redes sociais, seja ele relacionado à venda de produtos ou serviços ou a uma marca pessoal, já que o mercado de criadores de conteúdo digital também ganhou força no Brasil.  No último ano, o Instagram seguiu como a principal rede de atuação de influenciadores, sendo a plataforma com maior oportunidade de negócios para mais de 75% dos entrevistados na pesquisa Creators e Negócios 2022. 

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Mas como vender no Instagram de forma efetiva e lucrativa?

Para ajudar quem busca alavancar os negócios com o Instagram, o Terra Empresas, plataforma de soluções digitais do Terra para negócios e empreendedores, acaba de incluir em seu portfólio de soluções uma ferramenta para gestão de redes sociais. Desenvolvida com base no conceito de "self-service", ela tem o objetivo de facilitar a produção de conteúdo digital com inteligência e planejamento para quem quer investir em presença digital.

Confira abaixo um guia com dicas e insights para passar a vender mais no Instagram a partir da gestão de redes sociais:

1. COMO CRIAR UMA CONTA COMERCIAL NO INSTAGRAM?

Ter um perfil comercial é o primeiro passo para profissionalizar a imagem da marca ou empresa na rede social. Para usar essa funcionalidade e criar uma nova conta ou transformar o perfil já existente em uma conta de negócios, acesse o canto superior direito no Instagram, clique em "Configurações" e, em seguida, "Mudar tipo de conta". A partir daí, basta escolher entre as opções de conta empresarial ou de produtor de conteúdo digital.

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2. O QUE COLOCAR NA BIO DO INSTAGRAM?

Popularmente chamada de "Bio", a biografia é um recurso que permite descrever o negócio em poucos caracteres, por isso é ideal priorizar uma linguagem clara e objetiva, sem esquecer de divulgar os principais canais de contato ou atendimento, como por exemplo site, email ou link direto para o Whatsapp. Aqui vale a regra do "menos é mais": quanto mais fácil o consumidor achar as informações que procura, maior a chance de ele ter uma experiência positiva com a marca e finalizar uma compra.

3. CENTRALIZE TUDO EM UM SÓ LUGAR E OTIMIZE TEMPO

A grande vantagem de investir em gestão de redes sociais é, sem dúvida, otimizar o tempo e ganhar produtividade e mais assertividade. A ferramenta de gestão de redes sociais do Terra Empresas disponibiliza soluções pensadas para ajudar a alavancar as vendas digitais de forma prática, intuitiva e sem burocracia.

Nela, é possível criar conteúdo customizado, agendar postagens, montar cronograma de publicações, analisar resultados e impulsionar o negócio, centralizando todas as redes sociais em uma mesma interface, sem sair da plataforma.  Em poucos cliques é possível integrar uma conta profissional do Instagram, por exemplo. Confira todos os planos disponíveis para assinatura e inicie o passo a passo para gerenciar redes sociais de forma profissional.

Foto: Divulgação/Terra Empresas

4. CRIE, AGENDE E ACOMPANHE OS RESULTADOS DE FEED, CARROSSEL, STORIES, VÍDEOS E REELS

Apostar em uma ferramenta de gestão de redes sociais possibilita uma visão estratégica de como o conteúdo do negócio performa no Instagram, por exemplo. Isso porque, por meio da plataforma, é possível criar postagens para todas as vertentes do Instagram, de acordo com o que mais agrada o público do perfil, no momento. A ferramenta disponibiliza um calendário de postagens para organizar o fluxo de produção e aprovação, além de possibilitar o agendamento prévio dos conteúdos, ou seja, tempo livre para que outras áreas do negócio possam crescer também.

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Os conteúdos podem ser criados individualmente para cada rede ou replicados, mas sem deixar de lado as particularidades de cada formato, assim o público tem o melhor conteúdo, sempre.

Uma vez publicados, é possível acompanhar a performance dos conteúdos em tempo real, com gráficos e relatórios com linguagem acessível. Assim, mudar a estratégia quando necessário acaba sendo fácil e faz com que a marca entregue um conteúdo que faça sentido para os seguidores, aumentando alcance, engajamento e as chances de vender. 

Foto: Divulgação/Terra Empresas

5. FOTOS DE QUALIDADE SÃO ESSENCIAIS PARA O ENGAJAMENTO E AJUDAM A VENDER

Mesmo com diversas transformações de conteúdo desde a sua criação, em 2010, o Instagram segue como uma rede majoritariamente visual, ou seja, a qualidade da imagem é uma prioridade para o algoritmo da plataforma.

Ao divulgar os produtos do negócio, dedicar atenção às fotos é essencial. Para ajudar neste processo, a ferramenta de gestão de redes sociais, oferecida pelo Terra Empresas, possui um banco de imagens  que pode ajudar na criação do conteúdo que será postado. 

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Além disso, há modelos de postagens elaborados com design profissional que permitem personalização, o que ajuda na hora de pensar em formatos mais criativos e trazer soluções desenvolvidas por criadores experientes, proporcionando maior atratividade ao mostrar os produtos.

6. LEGENDAS ATRATIVAS CHAMAM ATENÇÃO NO INSTAGRAM

Além da imagem, a legenda também é um ponto de atenção no momento da produção de conteúdo. Linguagem leve e acessível, para que o público entenda a mensagem de forma clara e objetiva são boas dicas para ajudar a pensar no texto. Estabelecer uma conversa com o público que chega até a marca e prolongar o papo para além da venda de produtos faz com que as pessoas queiram acompanhar o dia a dia do negócio e as interações ocorrem organicamente.

Aproveite os dados de performance do conteúdo disponíveis na ferramenta de gestão de redes sociais para ter insights sobre a melhor forma de abordagem do público, inclusive nas legendas. De forma simples, é possível analisar qual assunto ou produto teve uma melhor receptividade ou qual hashtag ajudou no desempenho de determinado conteúdo.

Foto: Divulgação/Terra Empresas

7. ENGAJE COM A COMUNIDADE DA SUA MARCA

Uma das facilidades das redes sociais é a aproximação entre consumidores e marcas, por isso, quanto mais estreita for essa relação, melhor para os resultados do negócio. De forma simples, é possível criar mecanismos para que o público tenha uma relação cada vez mais afetiva com o conteúdo da marca. 

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Crie hashtags exclusivas para que a comunidade possa usar quando mencionar a marca, por exemplo.  Outra dica é utilizar as ferramentas disponíveis nos stories para entreter os seguidores. Responder dúvidas com a caixinha de perguntas, por exemplo, pode ser um dos conteúdos semanais da marca e, assim, é possível entender quais as dores do público que acompanha o negócio.

8. VALORIZE OS SEGUIDORES

Tão importante quanto a construção da base de seguidores é a manutenção e o fortalecimento da relação de confiança entre público e marca. Por isso, além de pensar em ações para novos clientes, procure sempre incluir os seguidores que já acompanham a marca nas ações de venda ou divulgação. Uma forma de fazer isso é oferecer cupons ou facilidades exclusivas para quem interage com o conteúdo no Instagram, por exemplo.

9. INSTAGRAM ADS: A FORMA MAIS FÁCIL DE ALCANÇAR E FALAR COM O PÚBLICO-ALVO

Nada pior do que gastar tempo, dinheiro e não impactar o público que mais tem a ver com o negócio. Por isso, na hora de impulsionar o conteúdo, contar com uma ferramenta de gestão de redes sociais é essencial para uma ação assertiva e de melhor custo-benefício. Com o módulo Ads na ferramenta do Terra Empresas é possível determinar o público-alvo, escolher a duração das campanhas, o orçamento que deve ser utilizado e acompanhar tudo em tempo real, sem sair da plataforma. Confira os planos disponíveis para impulsionar o conteúdo e impactar mais clientes.

10. VENDENDO: FAÇA DO INSTAGRAM UMA VITRINE ATRATIVA 

Para contas comerciais, o Instagram disponibiliza a funcionalidade de taggear produtos com preços e hiperlinks que direcionam para a loja virtual da marca. Além de possibilitar a criação de um catálogo digital que fica disponível para quem clicar nos itens marcados, essa ferramenta também permite que as pessoas tenham acesso rápido a detalhes básicos, como disponibilidade em estoque. 

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Agilidade no retorno aos clientes é fundamental para que uma venda seja concluída sem intercorrência, por isso, escolha sempre se comunicar de forma objetiva, entregando as informações que o público precisa saber. Fazer o cliente migrar para outro canal de atendimento ou ter que mandar mensagem para obter informações sobre o valor de um produto, por exemplo, não é agir de forma competitiva, mas, sim, correr o risco de que ele desista da compra.

MUITO ALÉM DO INSTAGRAM

Além do Instagram, a ferramenta de gestão de redes sociais com soluções sob medida do Terra Empresas oferece opções e integrações para facilitar a produção de conteúdo nas principais mídias digitais: Facebook, Twitter, Linkedin, Pinterest, entre outros. Além disso, com o objetivo de tornar o marketing digital acessível para todo tipo de negócio, a plataforma conta com outras ferramentas para melhorar a presença digital. 

Conheça todas as soluções digitais do Terra Empresas para alavancar o seu negócio em 2023.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
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