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Gestão de Redes Sociais

Gestão de redes sociais: a importância de planejar, engajar e impulsionar conteúdo

Nova plataforma do Terra Empresas ajuda a gerenciar as redes sociais e aumentar o engajamento com os seguidores

27 fev 2023 - 11h25
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Foto: Foto: Wichayada/Freepik

De acordo com o Relatório de Visão Geral Digital Global de 2022, a população mundial gastou 12,5 trilhões de horas na internet, especialmente nas redes sociais. Aproximando o recorte para o Brasil, segundo levantamento da Mobile Time, o Instagram está presente em 92% dos celulares do país e tornou-se a rede social em que a população passa mais tempo. Apesar destes números, a construção da presença digital para pequenos negócios ainda pode ser um desafio a ser superado em 2023, isso porque um estudo feito pelo SEBRAE e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), apontou que 5,3 milhões das microempresas brasileiras ainda não usam redes sociais, o que significa que cerca de 27% dos empreendedores do país não estão usufruindo das oportunidades de negócio geradas no mercado digital.

POR QUE FAZER O GERENCIAMENTO DE REDES SOCIAIS É IMPORTANTE PARA O SEU NEGÓCIO?

Engana-se quem pensa que para vender um produto ou serviço no digital basta replicar a vitrine da loja física para as redes sociais. Construir e consolidar a presença digital de uma marca requer estratégia e uma das ferramentas fundamentais para isso é criar conteúdo relevante nas mídias sociais, oferecendo ao público a informação que ele busca.

Uma forma eficaz de criar e organizar conteúdo de valor para impactar o público desejado é investir na gestão de redes sociais. Optar por soluções que tragam profissionalização e inteligência no gerenciamento de perfis de forma centralizada pode acelerar etapas no sucesso de uma presença digital consistente. 

Para ajudar os empreendedores que ainda não estabeleceram sua marca nas redes sociais, o Terra Empresas, plataforma de soluções digitais do Terra para negócios e empreendedores, acaba de lançar uma ferramenta de gestão de redes sociais. Com a nova plataforma é possível centralizar todos os perfis da marca em um lugar só, além de criar, agendar e impulsionar posts de forma simples.

Foto: Divulgação/Terra Empresas

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DE CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS

Produzir para redes sociais vai muito além de postar vários conteúdos no dia ou atingir determinado patamar de seguidores. Métricas como alcance e engajamento são, muitas vezes, mais importantes na hora de avaliar resultados e converter vendas, por exemplo. 

Para chegar a um aproveitamento ideal a partir do esforço dedicado na operação, o planejamento de conteúdo é o grande diferencial. Um conteúdo que construa uma narrativa e vá gerando curiosidade genuína no público faz com que a marca transforme sua base de seguidores em admiradores. Mas, como produzir de forma criativa, constante e relevante?

Pensada para otimizar o tempo e tornar a gestão de mídias sociais algo intuitivo e acessível, a ferramenta do Terra Empresas facilita a criação de conteúdo, já que oferece modelos personalizados de templates, idealizados com design profissional, além de um banco de imagens que ajuda a ganhar tempo na hora de produzir e ainda melhora a qualidade gráfica das postagens, com imagens mais profissionais. 

Como frequência é a palavra chave do planejamento de conteúdo, a nova solução para gestão de redes sociais do Terra Empresas disponibiliza um calendário para que seja possível agendar e monitorar todas as publicações. Também é possível estabelecer um fluxo de criação e aprovação de postagens, ou seja, estruturar um cronograma de conteúdo e organizar o trabalho de ponta a ponta, economizando tempo para que outras áreas do negócio também recebam atenção.

Foto: Divulgação/Terra Empresas

INTERAÇÕES COM SEGUIDORES E CLIENTES

Agilidade na interação com clientes é fundamental para a construção de uma relação de confiança entre a marca e seu público e aumento dos níveis de engajamento da audiência. Por isso, outra facilidade da ferramenta de gestão de redes sociais do Terra Empresas é a opção de integrar os principais canais de mensagens das redes diretamente na plataforma. Na mesma tela é possível centralizar as mensagens diretas do Instagram, o Inbox do Facebook, gerenciar mensagens do Linkedin ou avaliações do Google e ainda utilizar recursos do SAC Social para respondê-las.

Além das mensagens diretas, é possível interagir com quem acessa o conteúdo do perfil de forma prática, utilizando a plataforma para responder comentários do feed do Instagram ou da timeline do Facebook, por exemplo. Tudo com histórico e organização.

Foto: Divulgação/Terra Empresas

ENGAJAMENTO: ENTREGUE O QUE O PÚBLICO QUER SABER

Na plataforma é possível analisar as métricas de performance de cada conteúdo postado e conhecer de forma simples as preferências dos seguidores, de acordo com o desempenho do que foi publicado. Com isso, é fácil modificar o plano de divulgação ou os formatos de conteúdo planejados, se for preciso, para que as postagens seguintes sejam mais assertivas e conversem diretamente com os seguidores, aumentando alcance e engajamento.

Foto: Divulgação/Terra Empresas

VISÃO ESTRATÉGICA: RELATÓRIOS E MONITORAMENTO DE CONCORRENTES

A ferramenta oferecida pelo Terra Empresas gera relatórios personalizados para Instagram, Facebook, Linkedin e Twitter, proporcionando a consolidação de dados para entender o comportamento do seguidor e trazer mais insights para a expansão do negócio.

Além disso, dá para acompanhar de forma estratégica como está a concorrência. Sem sair da plataforma, o usuário tem autonomia de determinar quais perfis deseja acompanhar e pode passar a monitorá-los diariamente. 

AJUDA PARA IMPULSIONAR CONTEÚDO E AUMENTAR OS RESULTADOS

Ter acesso aos dados de forma customizada também facilita na hora de impulsionar o conteúdo para impactar pessoas para além da base de seguidores, atrair mais visualizações e, principalmente, otimizar o orçamento na hora de planejar campanhas.

Com o módulo Ads presente na ferramenta de gestão de redes sociais do Terra Empresas, é possível promover um post já publicado ou criar e agendar um conteúdo com impulsionamento para múltiplas redes, além de determinar se o conteúdo aparecerá diretamente no feed da marca ou apenas na timeline do usuário impactado, profissionalizando ainda mais a performance do conteúdo.

Foto: Divulgação/Terra Empresas

ADS PARA PEQUENOS ORÇAMENTOS

O módulo é integrado diretamente com uma conta de anúncios do Facebook, o que permite uma flexibilização do orçamento que será destinado para os impulsionamentos e a forma de pagamento, tudo de acordo com o orçamento disponível.

GESTÃO DE MÍDIAS SOCIAIS COM AUTONOMIA E PRATICIDADE

A ferramenta de gestão de redes sociais oferecida pelo Terra Empresas foi pensada com base no conceito "self service", estimulando a autonomia e praticidade, sem deixar de lado funcionalidades customizadas, para atender a necessidade de cada negócio.

Conheça todos os planos disponíveis da ferramenta de gestão de redes sociais do Terra Empresas e comece o 2023 aprendendo a agendar, engajar e impulsionar o conteúdo, consolidando de vez a presença digital do seu negócio.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
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