O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira, 20, que o "shutdown dos democratas" teria custado "ao menos dois pontos" do Produto Interno Bruto (PIB) do país e acusou a oposição de repetir a estratégia desta vez "em versão mini", após a longa paralisação do ano passado. A declaração foi publicada na Truth Social pouco antes da divulgação dos dados do PIB americano.
"Chega de paralisações!", escreveu Trump. Na mesma mensagem, ele voltou a pressionar por política monetária mais branda e voltou a atacar o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell. "JUROS MAIS BAIXOS. Powell 'Atrasado Demais' é o PIOR!!!", afirmou.
A economia dos Estados Unidos cresceu 2,2% em 2025, em comparação com 2,3% no ano anterior. Os números são preliminares e serão revisados pelo menos duas vezes nos próximos meses.
No fim do ano passado, oProduto Interno Bruto (PIB)americano — a produção nacional de bens e serviços — desacelerou, encerrando um ano volátil. Em 2025, o crescimento da economia se manteve firme, já que consumidores resilientes e um boom de investimentos em inteligência artificial ajudaram a manter o crescimento nos trilhos, apesar das tarifas, da incerteza e da mais longa paralisação do governo da história.
O PIB ajustado pela inflação cresceu a uma taxa anual de 1,4% nos últimos três meses do ano, segundo informou o Departamento de Comércio dos EUA nesta sexta-feira, 20. Isso representou uma queda acentuada em relação à taxa de 4,4% no terceiro trimestre (de julho a setembro) e de 3,8% no trimestre anterior, em parte devido à paralisação prolongada.