Raízen recebe aval do Cade para comprar fatia da Sumitomo e deter 100% da Raízen Biomassa

Raízen Energia passa a ser a única acionista da Raízen Biomassa após a conclusão da operação

20 fev 2026 - 09h49

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, ato de concentração entre Raízen Energia, Raízen Biomassa e Sumitomo Corporation, conforme despacho publicado no Diário Oficial da União (DOU).

Raízen Biomassa, criada em 2016, atua no desenvolvimento de tecnologia e pellets a partir do bagaço e da palha de cana-de-açúcar
Raízen Biomassa, criada em 2016, atua no desenvolvimento de tecnologia e pellets a partir do bagaço e da palha de cana-de-açúcar
Foto: Daniel Teixeira/Estadão / Estadão

Segundo parecer disponível no sistema do Cade, a operação consiste na aquisição, pela Raízen Energia, da participação da Sumitomo Corporation na Raízen Biomassa. Com isso, a Raízen Energia passa a deter 100% do controle sobre a Raízen Biomassa, tornando-se sua única acionista.

Publicidade

A Raízen Biomassa foi criada em 2016 para desenvolver tecnologia e pellets de biomassa a partir do bagaço e da palha de cana-de-açúcar.

De acordo com os autos, a operação resulta do exercício, pela Sumitomo, do direito de opção de venda que lhe foi concedido quando de sua entrada no capital social da Raízen Biomassa. "Assim, para a Sumitomo, a operação constitui uma boa oportunidade de capitalização", cita o parecer.

TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações