'Preços do petróleo ainda não subiram o suficiente para provocar queda na demanda', diz Wright

No fim da semana passada, o Tesouro americano emitiu uma autorização de curto prazo permitindo a venda de petróleo iraniano atualmente retido no mar, ainda que com restrições específicas

23 mar 2026 - 12h02

O secretário de Energia dos EUA, Chris Wright, disse nesta segunda-feira, 23, que os preços do petróleo ainda não subiram o suficiente para provocar uma queda na demanda, acrescentando que um conflito com o Irã era algo que não poderia ser adiado.

Publicidade

Na Conferência anual CERAWeek da S&P Global, Wright pontuou que os EUA querem enviar petróleo para refinarias asiáticas e minimizar ao máximo interrupções. "O problema de fornecimento de petróleo é mais intenso na Ásia", acrescentou.

O secretário também afirmou que os swaps da Reserva Estratégica de Petróleo dos EUA preveem a devolução de 1,2 barril por cada barril liberado.

No fim da semana passada, o Tesouro americano emitiu uma autorização de curto prazo permitindo a venda de petróleo iraniano atualmente retido no mar, ainda que com restrições específicas.

Sobre a Venezuela, ele frisou que o país latino-americano está "muito melhor" do que estava meses atrás e que deve permanecer alinhado aos EUA.

Publicidade

No cenário interno, Wright considerou que é preciso produzir cada vez mais energia para que os EUA liderem a corrida de inteligência artificial (IA).

TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se