Ministério da Economia no RJ orça carro blindado de R$180 mil para deslocamentos de Guedes

6 jul 2020 - 19h56

A Superintendência Regional de Administração do Ministério da Economia no Rio de Janeiro pediu orientação interna para a compra de um veículo Corolla blindado modelo XEI 2020/2021, orçado no valor de 179.900 reais, para os deslocamentos do ministro Paulo Guedes "durante suas estadas semanais" na capital fluminense.

Ministro da Economia, Paulo Guedes, em cerimônia de hasteamento da bandeira no Palácio da Alvorada, Brasília
12/05/2020
REUTERS/Adriano Machado
Ministro da Economia, Paulo Guedes, em cerimônia de hasteamento da bandeira no Palácio da Alvorada, Brasília 12/05/2020 REUTERS/Adriano Machado
Foto: Reuters

A solicitação foi feita à Secretaria de Gestão do ministério em documento do final de junho, visto pela Reuters.

Publicidade

O documento, que foi encaminhado à Secretaria de Gestão da pasta para avaliação, informa que o único veículo com blindagem disponível na superintendência já não possui mais a proteção necessária por ação do tempo, o que colocaria a segurança do ministro em risco.

Antes da pandemia de coronavírus, Guedes rotineiramente voava de Brasília ao Rio de Janeiro nas tardes de quinta-feira, retornando à capital federal no início das segundas. Com isso, sua agenda de trabalho na sexta-feira era cumprida com regularidade no Rio.

No fim de março, contudo, o presidente Jair Bolsonaro informou que Guedes passaria a morar na Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência.

O próprio Guedes admitiu em falas públicas que estava com dificuldades para seguir no hotel onde vinha se hospedando até então em Brasília devido às restrições que começaram a surgir por conta do surto de Covid-19.

Publicidade

Questionado se o processo indicava que o ministro retomaria as viagens semanais ao Rio de Janeiro, o Ministério da Economia não respondeu. Uma fonte da pasta afirmou, em condição de anonimato, que não há previsão para o ministro retomar a rotina anterior.

Já quanto à compra do carro, o ministério disse que, no momento, não existe processo formal instruído para a troca do veículo oficial no Rio de Janeiro. Segundo a pasta, a consulta da superintendência foi sobre a possibilidade de aquisição de um novo veículo, considerando o estado atual do carro.

"O Ministério está estudando a melhor forma de atender a demanda (compra ou reblindagem) e ainda não autorizou a realização de nenhum procedimento", acrescentou.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se