Minério de ferro termina semana em leve baixa na China com aumento de estoques

26 dez 2025 - 08h37

Os contratos futuros do minério de ferro subiram nesta sexta-feira, depois que a China anunciou que continuaria com seus planos de ‌licenciamento de exportação, mas, em última análise, encerraram a semana em leve ‌baixa, com o aumento dos estoques e o arrefecimento da demanda.

Mina de minério de ferro de Simandou
Mina de minério de ferro de Simandou
Foto: Reuters

Os estoques totais de minério de ferro nos portos chineses subiram 2,26% em relação à semana anterior, para cerca de 148,8 milhões de ‍toneladas, em 26 de dezembro, de acordo com dados da SteelHome.

Publicidade

O contrato maio, o mais negociado na bolsa de Dalian, terminou em alta de 0,71%, a 783 iuanes (US$111,74) a tonelada ‌métrica.

Mas terminou a semana em baixa de 0,06%.

A ‌China anunciou nesta sexta-feira que continuará a regular a produção de aço bruto e a proibir a adição de novas capacidades ilegais de 2026 a 2030.

Isso ocorre depois de o presidente da Federação de Ferro e Aço do Japão, Tadashi Imai, ter dito na quinta-feira que o sistema de licenciamento não seria uma contramedida muito eficaz para lidar com essas questões.

Publicidade

O Japão, o segundo maior exportador de aço do mundo, criticou as empresas chinesas por receberem subsídios do governo que incentivam a superprodução e as exportações a preços baixos, piorando as condições do mercado global.

O mercado imobiliário da China, que costumava ser o maior consumidor de aço, vem enfrentando um declínio persistente desde meados de 2021, com ‌queda nos preços das casas e redução nas vendas.

O país anunciou um sistema de licenciamento em 12 de dezembro com o objetivo de regular as exportações de aço em um esforço para estabilizar os preços.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações