Lojas de roupa, agências de turismo, bares, baladas, saunas. Cada vez mais ramos de atividade estão percebendo o potencial de consumo da comunidade gay e lançando serviços focados neste grupo. E uma das mais novas iniciativas neste sentido é o clube de compras online Great, que só trabalha com anúncios de negócios que se posicionem contra a homofobia.
A iniciativa tem por objetivo servir como ponte entre o público homossexual e os estabelecimentos comerciais alinhados com a causa, divulgando ofertas de produtos e serviços voltados especialmente para a comunidade gay. “Este público sempre foi muito carente de cuidados e discriminado. Nunca ninguém pensou em atender suas necessidades como cidadãos e consumidores”, diz Nathalie Neyret Goldstein, proprietária do portal.
Além de promover o combate à homofobia, o site também aposta no potencial de consumo deste público. De acordo com uma pesquisa divulgada no final de 2012 pela InSearch Tendências e Estudos de Mercado, gays gastam até 30% mais em bens de consumo do que os heterossexuais.
“A principal diferença é que eles são muito mais exigentes e detalhistas. Eles querem se vestir bem, comer bem, querem frequentar as melhores baladas e os melhores shoppings, e não se importam se precisarem gastar um pouco mais. A nossa proposta é trazer toda esta qualidade de vida a um preço mais acessível”, afirma Nathalie.
Segundo a proprietária do Great, as festas estão entre os produtos com maior aceitação do portal. Outro segmento que faz sucesso é o de empresas que oferecem produtos e serviços para casamentos LGBT, como buffet, locação de espaço, maquiagem, equipe de fotógrafos e banda para a cerimônia, entre outros.
“Oferecemos também algumas coisas que são difíceis de encontrar nas lojas convencionais, como sapatos femininos em numerações grandes para travestis, e camisas sem pregas nos seios para meninas”, completa Nathalie.