Mercado de educação aquecido atrai multinacional ao País

30 jul 2012 - 09h16

Dar aulas particulares deixou de ser apenas uma atividade informal, de complemento de renda para professores e especialistas. Segundo Paulo Melchaor, consultor jurídico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP), o reforço escolar é hoje um nicho de mercado em ascensão. As deficiências no sistema educacional, somadas ao aumento do poder aquisitivo, fazem com que os estudantes busquem cada vez mais esse tipo de atendimento.

Um dos principais argumentos de convencimento da Tutor Doctor deve ser a credibilidade da empresa, quando comparada à falta de critério para a avaliação de profissionais independentes
Um dos principais argumentos de convencimento da Tutor Doctor deve ser a credibilidade da empresa, quando comparada à falta de critério para a avaliação de profissionais independentes
Foto: Dreamstime / Terra




O segmento de aulas particulares já havia atraído o interesse de empresários que atuam no modelo de franquia - caso da rede Tutores, que opera desde 2008 - e agora também entrou na mira de uma empresa multinacional, a canadense Tutor Doctor.

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Com 12 anos no mercado e presença em dez países, a rede soma 280 unidades no exterior. A proposta é desenvolver aulas de acordo com a necessidade e o perfil de cada aluno. A empresa faz uma avaliação completa do estudante e indica o professor mais adequado às necessidades dele.





Lea Soga, responsável pela expansão no Brasil da Tutor Doctor, conta que um dos principais argumentos de convencimento da marca deve ser exatamente a estrutura mais profissional. "Quando os pais ou o aluno contratam uma empresa, eles sentem uma maior credibilidade, o que pode não acontecer ao buscar um professor pela internet", afirma.





Mastesfranquias

Em um primeiro momento, a marca busca investidores que estejam dispostos a se tornar masterfranqueados no Brasil. Eles deverão captar, treinar e servir de base aos franqueados. A matriz pretende ainda este ano abrir masterfranquias nas principais capitais do País. No futuro, a empresa quer chegar a cidades menores, com menos de 100 mil habitantes.





O investimento inicial para o masterfranqueado é de R$ 816 mil, sendo R$ 510 mil pelo direito de uso da marca e transferência de conhecimento e R$ 306 mil para investir em estrutura e publicidade. Já o investimento do franqueado é de R$ 81,6 mil, além de um capital de giro de R$ 20,4 mil.

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Paulo alerta que, antes de assinar um contrato, o candidato a franqueado deve entender o que é a franquia e seu segmento. "O interessado deve levar em conta por que ser um franqueado em vez de abrir uma unidade independente. A aceitação da marca pelo publico é a melhor indicação", diz. O consultor acredita que trabalhar com uma marca internacional pode ser um bom negócio, pois elas costumam chegar ao País com grandes investimentos em estrutura e publicidade.





Tutor Doctor em números

Setor:

educação



Resumo do negócio:

Franquia de ensino especializada em aulas particulares de reforço



Número de unidades:

0 (em processo de instalação) no Brasil; 280 no mundo



Unidades próprias:

0



Unidades franqueadas:

0



Faturamento mensal médio:

Informação não disponível

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Taxa de franquia:

franqueado: R$ 81,6 mil; masterfranqueado: R$ 510 mil



Taxa de royalties:

franqueado: 8%; masterfranqueado: 50%



Taxa de propaganda:

franqueado: 2%; masterfranqueado: não há



Capital para instalação:

masterfranqueado: R$ 306 mil



Capital de giro:

franqueado: R$ 20,4 mil; masterfranqueado: R$ 80 mil



Prazo de retorno estimado:

aproximadamente 24 meses



Principais concorrentes:

Tutores, professores autônomos e escolas locais

Fonte: Cross Content
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