Marca principal da Volkswagen fica de fora do Salão de Paris

17 mai 2018 - 14h06
(atualizado às 14h12)

A Volkswagen não vai expor sua marca principal no Salão do Automóvel de Paris este ano, na mais recente e proeminente montadora a ficar de fora do encontro bienal da indústria aumobilística.

O maior grupo automotivo da Europa reduziu as apresentações de marcas em feiras tradicionais do automóveis, incluindo Detroit e Frankfurt, desde que estourou o escândalo de emissão da VW em 2015.

Publicidade

Isso tem sido parcialmente visto como uma medida de corte de custos para a Volkswagen, que tem reduzido os gastos para lidar com os custos bilionários dos desdobramentos do escândalo sobre os testes de emissão de poluentes, mas também reflete uma tendência maior do mercado.

Jean-Claude Girot, chefe dos organizadores do Salão do Automóvel de Paris, disse à Reuters que seu departamento tem um acordo com a VW de que a marca alemã terá um espaço no próximo evento, em 2020.

"Esta é uma decisão única e não uma perda permanente do interesse por parte da VW", disse Girot. "Quando uma marca decide não reservar um estande, normalmente é para reduzir custos."

Muitos dos tradicionais encontros da indústria têm registrado queda no número de visitantes desde 2000, forçando as montadoras a repensar como elas gastam seus orçamentos de marketing.

Publicidade

"A marca Volkswagen está continuamente revisando sua participação em feiras automotivas internacionais", disse a empresa nesta quinta-feira, acrescentando que poderia, entretanto, promover "várias atividades comerciais" na capital francesa, incluindo test drives.

Se a VW vai ou não voltar a Paris em 2020 "será avaliado no devido tempo", disse a empresa.

Outras marcas estarão ausentes no evento de 2 e 3 de outubro em Paris incluem Ford, Opel, do PSA Group, Nissan Motor, Mazda Motor e Volvo Cars, da chinesa Zhejiang Geely Holding Group, de acordo com Girot.

A Audi, divisão de luxo da Volkswagen, desistiu de seu próprio pavilhão em Frankfurt, que recebe o maior evento automotivo da Europa a cada dois anos, pela primeira vez em 2017.

A Audi também vai ficar de fora do evento de Detroit em 2019, que o grupo VW participou com número de modelos reduzidos no ano passado, destacando o distanciamento desses encontros.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se