Oferecimento

Japão pode não ter entrado no mercado cambial na segunda-feira apesar de alta do iene, sugerem dados do BC

4 ago 2026 - 07h15

O Japão ‌pode não ter entrado no mercado cambial na segunda-feira, indicaram dados do banco central, apesar da alta repentina do iene que levou ⁠os operadores a anteciparem um terceiro ‌dia consecutivo de intervenção.

A projeção do Banco do Japão para ‌as condições do ‌mercado monetário para quarta-feira aponta ⁠para um déficit de 3,38 trilhões de ienes (US$21,43 bilhões), contra previsões das corretoras de um déficit entre 2,32 trilhões e 2,6 trilhões.

Publicidade

Os ‌dados desta terça-feira não indicaram uma ‌grande saída ⁠nos ⁠saldos da conta corrente do banco central. Saídas ⁠excessivas ‌são normalmente interpretadas ‌como correlacionadas à magnitude de qualquer intervenção.

O iene subiu repentinamente na manhã do pregão asiático de ⁠segunda-feira, atingindo 155,20 por dólar, cotação mais alta em cerca de três meses, enquanto os operadores permaneciam em ‌alerta para uma nova intervenção por parte das autoridades.

A alta do ⁠iene ocorreu depois que o Ministério das Finanças do Japão confirmou ter realizado, na sexta-feira, uma intervenção conjunta com os Estados Unidos para comprar ienes.

Dados do Banco do Japão mostraram na segunda-feira que Tóquio pode ter usado até US$36,58 bilhões para comprar ienes e fortalecer a moeda.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações