IGet registra queda nas vendas no varejo em setembro

6 out 2026 - 16h31
Resumo
O indicador IGet, parceria entre Santander e Getnet, apontou queda de 3,7% nas vendas do varejo brasileiro em setembro na comparação anual e recuo de 1,6% ante agosto. O índice restrito despencou 11,3% no ano. Os serviços às famílias também interromperam a recuperação, caindo 3,6% frente a 2022 e 2,9% no mês. Segundo o economista Rodolfo Pavan, os dados confirmam a desaceleração da atividade econômica no segundo semestre, com perda de dinamismo no consumo de bens e no setor de serviços.

‌As vendas no comércio brasileiro encolheram 3,7% em setembro ante o mesmo mês do ano passado, de acordo com ⁠o indicador IGet, desenvolvido ‌pelo Santander Brasil em parceria com a Getnet, ‌empresa de pagamentos ‌do grupo espanhol.

Em relação ⁠ao mês de agosto, o IGet Varejo Ampliado recuou 1,6%. Quando excluídos os segmentos de materiais de construção e ‌de automóveis, partes e ‌peças (IGet Restrito), ⁠houve ⁠queda de 11,3% ano a ano e ⁠de ‌1,6% na ‌base mensal.

Publicidade

A pesquisa também mostrou retração dos serviços prestados às famílias, após dois ⁠meses consecutivos de recuperação. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, houve ‌recuo de 3,6% e, em relação a agosto, foi registrada ⁠queda de 2,9%.

"O resultado de setembro reforça nossa leitura de moderação da atividade no segundo semestre, com sinais mais claros de perda de dinamismo tanto nos serviços quanto no consumo de bens", disse o economista Rodolfo Pavan, que assina o relatório.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações