Minh Phuong Ngoc Vong, de 40 anos, mora em um município no estado de Maryland e será sentenciado em agosto, após se declarar culpado de conspiração para cometer fraude eletrônica. Além disso, segundo a Fortune, as autoridades acreditam que ele faz parte de uma grande rede de falsificação de funcionários de TI que financia o programa de armas nucleares e mísseis balísticos da Coreia do Norte.
As autoridades dos Estados Unidos alegam que Vong alugou sua identidade americana para desenvolvedores baseados na China, que a usaram para conseguir mais de uma dezena de empregos remotos em tecnologia.
Alguns desses trabalhos incluíam contratos com agências governamentais que lidam com dados sensíveis de segurança. Sabe-se que, pelo menos, ele conseguiu emprego em 13 empresas entre 2021 e 2024.
No total, com todos os empregos combinados, o grupo conseguiu receber cerca de 970 mil dólares em salários por tarefas de desenvolvimento de software que, na verdade, foram realizadas por agentes que, segundo as autoridades, são norte-coreanos e trabalhavam remotamente a partir de Shenyang, na China, de acordo com o Departamento de Justiça dos EUA.
Como ele conseguia os empregos
Além disso, o Departamento de Justiça afirma que Vong, que trabalhava em um salão de manicure e spa, não tem diploma nem experiência em desenvolvimento. Em um dos 13 empregos, alguém que se identificou como Vong participou de uma entrevista online para vaga de desenvolvedor de software, e, durante a conversa, a ...
Matérias relacionadas
Microsoft alivia a pressão sobre os usuários do Windows 10: apps do Office terão suporte até 2028