Haddad diz não ver razão para ciclo de cortes do BC não continuar

22 mar 2024 - 12h33
(atualizado em 10/4/2024 às 14h24)

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad disse nesta sexta-feira que não vê razão para que o ciclo de corte de juros do Banco Central não continue, na esteira de alteração na orientação futura da autarquia para uma linguagem mais cautelosa.

O BC decidiu na quarta-feira fazer uma nova redução de 0,50 ponto percentual na taxa Selic, a 10,75% ao ano, e encurtou sua indicação sobre cortes futuros ao citar uma ampliação de incertezas, afirmando que sua diretoria antevê corte na mesma intensidade apenas na próxima reunião, em maio.

Publicidade

Desde agosto, quando o BC deu início a uma sequência de cortes sucessivos de 0,5 ponto percentual na Selic, a autarquia vinha indicando em seus comunicados que antevia reduções equivalentes "nas próximas reuniões", no plural, em se confirmando o cenário esperado. Agora, o BC optou pelo singular.

Em coletiva de imprensa em São Paulo, Haddad disse também que está otimista sobre o cenário externo, dizendo estar confiante no início de ciclos de afrouxamento monetário nos Estados Unidos e na zona do euro até o meio do ano.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se