Grécia pagou dívida com recursos no FMI, diz autoridade

Pagamento de 750 milhões de euros foi realizado com depósitos em contas do governo no Fundo, segundo fontes

12 mai 2015 - 09h40
Bandeira da Grécia próxima a estátua do filósofo Sócrates, em Atenas.    18/03/2015
Bandeira da Grécia próxima a estátua do filósofo Sócrates, em Atenas. 18/03/2015
Foto: Yannis Behrakis / Reuters

A Grécia usou suas reservas emergenciais depositadas no Fundo Monetário Internacional (FMI) para fazer o crucial pagamento de 750 milhões de euros (US$ 839 milhões) em dívida ao FMI na segunda-feira, disseram duas autoridades do governo nesta terça-feira.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Publicidade

Com Atenas quase esgotando seus recursos e ainda longe de um acordo com seus credores internacionais, havia dúvidas sobre se o governo liderado pela esquerda pagaria ao FMI ou optaria por poupar dinheiro para pagar salários e aposentadorias ainda neste mês.

Países-membros do FMI têm duas contas no fundo - uma na qual são depositadas suas cotas anuais e uma que pode ser utilizada para emergências.

Uma autoridade disse à Reuters que Atenas usou cerca de 650 milhões de euros da segunda conta para fazer o pagamento.

"Fizemos uso de dinheiro em nossa conta no fundo", disse a autoridade, que solicitou anonimato. "O governo também usou cerca de 100 milhões [de euros] de suas reservas em dinheiro".

Publicidade

Feito um dia antes, o pagamento aliviou temores imediatos de um calote grego, mas o ministro das Finanças, Yanis Varoufakis, afirmou na segunda-feira que a situação de liquidez é "terrivelmente urgente" e um acordo para liberar mais recursos é necessário nas próximas semanas.

Grécia anuncia parceria com OCDE para reativar economia
Video Player
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se