O Google é a marca mais forte do mundo em 2014, de acordo com uma pesquisa feita pela consultoria de marketing FutureBrand. O levantamento engloba as cem empresas com maior valor de mercado e as classifica conforme a percepção de força das marcas.
Além do Google, o top dez inclui mais quatro empresas de tecnologia: Microsoft (2º lugar), Apple (4º), Intel (6º) e IBM (10º). Também estão no top dez Walt Disney (3º), Samsung (5º), Toyota (7º), Johnson & Johnson (8º) e Unilever (9º).
Duas empresas brasileiras estão no ranking: a Ambev aparece na 27ª posição e a Petrobras, na 60ª.
A pesquisa aponta que o valor de mercado de uma empresa não está diretamente relacionado ao poder de sua marca. A Ambev, por exemplo, é a 58ª maior empresa em valor de mercado, mas a 27ª por valor de marca. O Google, líder do ranking de marca mais poderosa, é a terceira em valor de mercado.
Segundo a FutureBrand, a diferença entre o valor de mercado de uma empresa e a percepção de força de sua marca demonstra que mesmo empresas bem-sucedidas precisam balancear decisões sobre a sua importância e a sua atividade no mundo, além de gerar lucro para os acionistas.
A pesquisa da FutureBrand foi feita com 3.030 consumidores de 17 países, incluindo o Brasil.
Confira os primeiros lugares no ranking da FutureBrand sobre as marcas mais poderosas do mundo:
| Posição | Empresa |
| 1 | |
| 2 | Microsoft |
| 3 | Walt Disney |
| 4 | Apple |
| 5 | Samsung |
| 6 | Intel |
| 7 | Toyota |
| 8 | Johnson & Johnson |
| 9 | Unilever |
| 10 | IBM |
| 11 | |
| 12 | Boeing |
| 13 | Sabic |
| 14 | Visa |
| 15 | Nestlé |
| 16 | Mastercard |
| 17 | Volkswagen |
| 18 | General Eletric |
| 19 | Gilead Sciences |
| 20 | AbbVie |
| 27 | Ambev |
| 60 | Petrobras |