Os gastos com construção nos Estados Unidos aumentaram mais do que o esperado em outubro, provavelmente refletindo as reformas de casas.
O Census Bureau do Departamento de Comércio informou nesta quarta-feira que os gastos com construção aumentaram 0,5% em outubro, depois de terem caído 0,6% em setembro. Economistas consultados pela Reuters previam de 0,1% em outubro. Os gastos caíram 1,0% na comparação com o ano anterior.
A divulgação dos dados foi adiada pela paralisação de 43 dias do governo. Os gastos com projetos de construção privada aumentaram 0,6% em outubro, depois de terem caído 0,9% em setembro.
O investimento em construção residencial aumentou 1,3%, após queda de 1,4% em setembro. Isso ocorreu apesar de uma queda de 1,3% nos gastos com novos projetos de moradias unifamiliares. Os gastos com unidades habitacionais multifamiliares, que representam uma pequena parcela do mercado imobiliário, caíram 0,2%.
Com a queda nos projetos de moradias unifamiliares e multifamiliares, o aumento nos gastos residenciais foi provavelmente devido a reformas. A construção de casas tem sido prejudicada por taxas hipotecárias mais altas, materiais de construção mais caros devido às tarifas sobre as importações, bem como pela escassez de mão de obra.