A energia solar superou o carvão em capacidade instalada na China em julho, atingindo 1.288 GW frente a 1.285 GW. Contudo, o carvão ainda lidera a geração efetiva, representando 49,7% da matriz no primeiro semestre — quando caiu abaixo de 50% pela primeira vez —, enquanto eólica e solar somaram 24,6%. Embora o total continue em expansão, o ritmo de novas instalações solares desacelerou este ano devido à transição de tarifas fixas para preços de mercado.
Os parques solares ultrapassaram as usinas a carvão em julho, tornando-se a principal fonte da matriz da China em capacidade instalada, informou a mídia estatal nesta terça-feira, embora a solar ainda esteja bem atrás do carvão em termos de geração de energia.
Veja alguns detalhes:
• A China tinha 1.288 gigawatts (GW) de capacidade solar no final de julho, contra 1.285 GW do carvão, de acordo com dados da administração de energia e da mídia estatal.
• Mas a contribuição d solar para a geração de energia é menor, já que ela não pode gerar quando não há sol. A energia eólica e a solar representaram 24,6% da matriz energética no primeiro semestre do ano, enquanto o carvão ficou com 49,7%, informou anteriormente a administração de energia — a primeira vez que a participação do carvão caiu abaixo de 50%.
• A capacidade de energia renovável já havia ultrapassado a capacidade do carvão. Em março do ano passado, a capacidade instalada de energia eólica e solar da China superou a frota de usinas a carvão pela primeira vez.
• As novas instalações solares na China desaceleraram este ano em comparação com o ano passado, após a mudança das tarifas fixas de alimentação da rede para preços de mercado, embora a frota total continue crescendo.