Empresa se desculpa por campanha ofensiva a deficientes mentais

9 ago 2012 - 07h35

A gigante produtora de queijo fundido Bel está sofrendo a ira dos consumidores franceses devido a uma promoção dirigida a crianças que foi considerada apelativa e ofensiva para com as pessoas com dificuldade de aprendizagem, de acordo com informações do jornal The Guardian.

O queijo mais famoso da marca, o mini Babybel, redondo, com embalagem vermelha e comum em lanches de crianças na Europa, estava dando carimbos de tinta para crianças na França neste verão. Um deles dizia: "Des vacances de malade mental", uma expressão que em linguagem figurada significa "tenha férias mentais", mas em linguagem literal diz "tenha férias como um doente mental".

Associações francesas de pais de crianças com dificuldades de aprendizagem imediatamente expressaram sua indignação e ameaçaram um boicote à empresa e todos os seus produtos. Segundo Christel Prado, presidente de uma associação, a linguagem utilizada nos carimbos poderia causar "danos inimagináveis" e permitir que as crianças se sintam livres para usar a mesma terminologia para discriminar as pessoas com esse tipo de dificuldade. Ela alertou ainda que este tipo de discriminação já era um problema enorme que não estava sendo adequadamente tratado.

O grupo de pais só recuou de seus planos de fazer um boicote e uma denúncia na polícia depois que a companhia de queijo, que foi fundada na França, divulgou um pedido público de desculpas. O diretor da companhia, Etienne Lecomte, disse que a frase foi "extremamente infeliz" e que houve intenção deliberada de causar ofensa. Ele afirmou ainda que a campanha seria interrompida imediatamente.

Marca de queijos teve que pedir desculpas e cancelar campanha na França
Marca de queijos teve que pedir desculpas e cancelar campanha na França
Foto: Reprodução
Fonte: Terra
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se