Oferecimento

CPMI do INSS pode convocar ex-presidente Bolsonaro; primeira reunião será na segunda-feira

Ministros da Previdência e presidentes do INSS serão ouvidos

20 ago 2025 - 20h25
Senador Carlos Viana foi eleito presidente da Comissão Parlamentar Mista de Investigação (CPMI) que vai investigar fraudes no INSS
Senador Carlos Viana foi eleito presidente da Comissão Parlamentar Mista de Investigação (CPMI) que vai investigar fraudes no INSS
Foto: Wilton Junior/Estadão / Estadão

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS deve ouvir ministros da Previdência e presidentes do instituto desde o governo Dilma Rousseff. O presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG) afirmou nesta terça-feira, 20, que não descarta a convocação do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Questionado sobre a possibilidade, respondeu que, caso haja requerimento aprovado pelos integrantes do colegiado, Bolsonaro será chamado a depor. “Não há motivo para não convocar quem quer que seja”, disse.

Publicidade

A primeira reunião da CPMI está marcada para a próxima segunda-feira, às 10h, no Senado. Nas semanas seguintes, os encontros ocorrerão às terças-feiras, às 15h, e às quintas-feiras, às 9h.

O cargo de vice-presidente do colegiado ainda será definido. Segundo o presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG) haverá uma tentativa de acordo para a escolha. Caso não haja consenso, será realizada uma eleição entre os membros.

Questionado pelo Terra, o presidente do colegiado afirmou que manterá o equilíbrio sobre a condução dos trabalhos. "Temos que tomar cuidado para não transformar uma investigação técnica em palanque político". 

Segundo Viana, 500 requerimentos já foram protocolados entre pedidos da base governista e da oposição.

Publicidade
Fonte: Redação Terra
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações