Contratação de crédito do Plano Safra do Brasil sobe 26% entre julho e outubro

9 nov 2018 - 15h11

A contratação de crédito rural pelo Plano Safra nos quatro primeiros meses da temporada 2018/19 somou 64 bilhões de reais, 26 por cento a mais do que em igual período da temporada passada, informou o Ministério da Agricultura nesta quinta-feira.

Colheita de soja no Mato Grosso, Brasil
26/03/2009
REUTERS/Paulo Whitaker
Colheita de soja no Mato Grosso, Brasil 26/03/2009 REUTERS/Paulo Whitaker
Foto: Reuters

A atividade agrícola do Brasil, que está em processo de plantio da safra de grãos, respondeu por 74 por cento do valor aplicado, enquanto a pecuária obteve financiamentos de 16,7 bilhões de reais.

Publicidade

Ao todo, foram realizadas 258 mil operações entre julho e outubro, uma alta de 7 por cento na comparação anual.

"Nossa expectativa, é que, daqui para frente, a demanda por custeio se reduza, e aumente a procura por recursos para investimento", disse o secretário de Política Agrícola, Wilson Vaz de Araújo em comunicado, acrescentando que a demanda por recursos deve ser suficiente.

Segundo a pasta, as aplicações para custeio foram as que contaram com maior desembolso (37,4 bilhões de reais), seguidas das de investimento (12,5 bilhões), comercialização (11,3 bilhões) e industrialização (3 bilhões), todas registrando aumento contra os valores contratados há um ano.

"Estamos atentos e monitorando a necessidade de fazer ajustes, deslocando recursos para os programas de investimento que apresentarem maior procura por parte dos produtores rurais."

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações