Confiança dos investidores da zona do euro melhora em maio, mostra pesquisa Sentix

4 mai 2026 - 08h15

O índice ‌Sentix, que mede a confiança dos investidores na zona do euro, melhorou ligeiramente em maio, indicando que os investidores não esperam uma nova ⁠escalada do conflito no Irã, mas ‌a Alemanha contrariou a tendência com um novo declínio.

O índice ‌subiu para -16,4 pontos, de -19,2 ‌no mês anterior, mostrou a ⁠pesquisa nesta segunda-feira, melhor do que a previsão de queda para -21,0, de acordo com analistas consultados pela Reuters.

Publicidade

O índice para a economia alemã, ‌a maior da Europa, contrariou a ‌tendência, caindo ⁠para -30,9, ⁠de -27,7 em abril.

A Alemanha "encontra-se não apenas em uma ⁠crise ‌governamental, mas também ‌em uma trajetória econômica própria distinta", disse o Sentix.

A pesquisa com 984 investidores, realizada entre 30 de ⁠abril e 2 de maio, mostrou uma melhora tanto nas expectativas econômicas da zona do euro quanto na ‌situação atual em maio.

As expectativas aumentaram para -11,3 pontos, de -15,5 no mês anterior, ⁠enquanto o índice que mede a situação atual subiu para -21,5, de -22,8 em abril.

Publicidade

"Entretanto, ambos os índices permanecem em território negativo, o que significa que o risco de recessão continua agudo", disse o Sentix.

O termômetro da inflação ficou apenas um pouco acima da mínima anual registrada no mês passado, com -42,75 em maio.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se