O Grupo Lufthansa, companhia aérea alemã, anunciou que irá cortar 20 mil voos nos próximos seis meses para economizar combustível de aviação, em meio à crescente pressão sobre as empresas para lidarem com a alta dos preços e a diminuição da oferta de energia causadas pela guerra no Irã.
A companhia aérea afirmou na terça-feira que já havia anunciado quais voos foram cancelados até maio. No total, os cortes economizarão 40 mil toneladas métricas de combustível de aviação até o final de outubro. A empresa acrescentou que garantiu seu suprimento de combustível para as próximas semanas.
Companhias aéreas de toda a Europa alertaram que o prolongamento do fechamento do Estreito de Ormuz, a estreita passagem ao largo da costa sul do Irã e rota crucial para o abastecimento de energia, levaria à escassez de combustível e a graves interrupções.
As operações de aviação no Oriente Médio e na Ásia já foram afetadas pela guerra, resultando em redução de voos e sobretaxas de combustível nos preços das passagens.
Em entrevista à AP na semana passada, o diretor-executivo da Agência Internacional de Energia (AIE), Fatih Birol, já tinha alertado que tal medida poderia ser tomada pelas empresas no curto prazo. Ele estimou seis semanas e classificou a questão como a maior crise já vivida.
A Europa é a maior consumidora de querosene de aviação transportado pelo estreito. Esses carregamentos representam cerca de 41% das importações de querosene de aviação da região. Os preços globais do querosene de aviação subiram mais de 70% desde o início da guerra, no final de fevereiro, segundo o Índice de Preços de Querosene de Aviação da Platts.
Na semana passada, Fatih Birol, chefe da Agência Internacional de Energia, afirmou que a Europa tinha suprimentos de combustível de aviação para cerca de seis semanas. Os ministros dos transportes europeus reuniram-se na terça-feira para discutir a crise energética.
Apostolos Tzitzikostas, comissário europeu para os transportes, afirmou que as autoridades estavam trabalhando para garantir o fornecimento de combustíveis alternativos, inclusive dos Estados Unidos.
"E se surgirem problemas reais de abastecimento, as nossas reservas de emergência devem ser utilizadas da melhor forma possível", acrescentou. A Comissão Europeia dará prioridade máxima ao combustível de aviação, intensificando a coordenação da distribuição de combustível em toda a Europa, afirmou na quarta-feira.
A Lufthansa anunciou que cancelará voos de curta distância, concentrando-se em rotas não lucrativas de Frankfurt e Munique, mas expandirá as rotas de seus outros hubs em Zurique, Viena e Bruxelas. Na semana passada, a companhia aérea anunciou medidas para economizar combustível e outros custos, incluindo o aterramento permanente de 27 aeronaves de modelos mais antigos que operam na Lufthansa CityLine, sua companhia aérea regional, e o cancelamento de alguns de seus voos de longa distância no final do verão.
Outras companhias aéreas alertaram sobre o custo do combustível e possíveis interrupções nos voos.
A Ryanair, uma companhia aérea europeia de baixo custo, afirmou na semana passada que seus fornecedores só poderiam garantir combustível de aviação suficiente até a maior parte de maio. A companhia aérea holandesa KLM disse que, embora não estivesse com falta de querosene, estava cancelando 80 voos de ida e volta de Amsterdã para economizar dinheiro./Com informações do NYT