Bancos centrais globais defendem Powell após ameaça de Trump

13 jan 2026 - 07h27

Os chefes de muitos dos principais bancos centrais do mundo emitiram ‌nesta terça-feira uma declaração conjunta em ‌apoio ao chair do Federal Reserve, Jerome Powell, depois que o governo dos Estados Unidos ‍o ameaçou com uma acusação criminal.

"Estamos em total solidariedade com o Sistema do Federal Reserve ‌e seu chair Jerome ‌H. Powell", disseram os chefes do Banco Central Europeu, do Banco da Inglaterra e de outras nove instituições, incluindo do Brasil.

Publicidade

"A independência dos bancos centrais é a pedra fundamental da estabilidade econômica, financeira e de preços no interesse dos cidadãos que atendemos", acrescentaram.

A investigação criminal do governo Trump é formalmente sobre a reforma da sede do Fed, ‌mas Powell a chamou de "pretexto" para ganhar influência presidencial sobre a taxa de juros.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações