A queda segue em ritmo um pouco menor do que em dezembro, quando ficou em 0,32% comparado a novembro , diz  BC
A queda segue em ritmo um pouco menor do que em dezembro, quando ficou em 0,32% comparado a novembro , diz BC
Foto: Agência Brasil

A atividade econômica iniciou o ano em queda. De acordo com dados divulgados hoje (31) pelo Banco Central (BC), na internet, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) dessazonalizado (ajustado para o período) registrou retração de 0,26%, em janeiro, comparado a dezembro.

A queda segue em ritmo um pouco menor do que em dezembro, quando ficou em 0,32% comparado a novembro. O resultado de janeiro mostra o sétimo mês seguido de retração da economia.

Publicidade

Na comparação com janeiro de 2016, houve queda de 4,61%, de acordo com os dados sem ajustes já que a comparação é entre períodos iguais.

Em 12 meses encerrados em janeiro, houve retração 3,99%, nos dados sem ajuste.

O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o BC a tomar suas decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic.

O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos. Mas o indicador oficial sobre o desempenho da economia é o Produto Interno Bruto (PIB), -  a soma de todas as riquezas produzidas no País -, calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Publicidade

Veja também

Paraguai quer aumentar preço por energia vendida ao Brasil
Video Player
Agência Brasil
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se