Oferecimento

Anvisa proíbe 'Xarope da Vovó' e outros quatro produtos irregulares; veja quais são

Anvisa determinou a apreensão e recolhimento destes itens na última sexta-feira, 18; entenda os motivos

21 jul 2025 - 15h47
(atualizado às 16h48)
'Xarope da Vovó Isabel' tem fabricante desconhecido e é vendido sem registro na Anvisa, alerta Agência
'Xarope da Vovó Isabel' tem fabricante desconhecido e é vendido sem registro na Anvisa, alerta Agência
Foto: Reprodução/Facebook

Se você já se deparou com um Xarope da Vovó em alguma prateleira de supermercado, ou em barracas de feiras, sendo vendido como uma opção natural para tratar tosses e resfriados, saiba que agora esse é um produto proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Esse xarope, assim como outros quatro itens listados, é irregular e terá que ser apreendido e recolhido.

Nessa nova determinação, publicada em resolução no Diário Oficial da União da última sexta-feira, 18, a Anvisa passa a proibir os itens:

Publicidade
  • Xarope da Vovó/Xarope da Vovó Isabel - fabricante desconhecido;
  • Colágeno + Vitamina C - Grupo Nutra Nutri Ltda;
  • L-Treonato de Magnésio - Grupo Nutra Nutri Ltda;
  • Espinheira Santa - Grupo Nutra Nutri Ltda;
  • Curcumyn Long (extrato de cúrcuma longa 95%) - Akron Pharma Ltda. 

No caso do Xarope da Vovó, o produto tem o fabricante desconhecido e estava sendo anunciado e comercializado sem qualquer registro, notificação ou cadastro na Anvisa. Sendo assim, todos os lotes passam a ter a comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e uso proibidos.

Já sobre os três produtos do Grupo Nutra Nutri Ltda --Colágeno + Vitamina C, L-Treonato de Magnésio, e Espinheira Santa--, a Anvisa explica que a empresa não possui autorização de funcionamento na Agência para a fabricação de medicamentos, e que esse é um requisito obrigatório para qualquer laboratório farmacêutico. Portanto, eles também estavam sendo vendidos de forma irregular.

Por fim, a Anvisa determinou o recolhimento de todos os lotes da cúrcuma da Akron Pharma Ltda após ter sido verificado, em inspeção, que o produto não “atende às especificações referenciadas na legislação quanto à forma de obtenção”. Toda comercialização, distribuição, fabricação e propaganda do item também está suspensa.

O Terra tenta contato com as empresas Grupo Nutra Nutri Ltda e Akron Pharma Ltda em busca de um posicionamento. O espaço segue aberto para manifestações e será atualizado em caso de retorno.

Publicidade
IA que ajuda a emagrecer: app ajusta dieta quando você exagera
Video Player
Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações