Ações de Hong Kong e da China reduzem perdas; queda desencadeada pelo conflito no Irã atrai compradores

9 mar 2026 - 07h03

As ações de Hong Kong e da China ‌reduziram as perdas nas negociações nesta segunda-feira, uma vez que uma queda anterior, desencadeada por temores de conflito no Irã, levou à busca por oportunidades de compra.

O Hang Seng , de Hong Kong, caiu mais de 3%, atingindo as mínimas de seis meses durante as primeiras ⁠horas do pregão, mas o índice de referência encerrou com queda de ‌1,4%, depois de observar entradas diárias recordes de investidores do continente sob o Stock Connect.

Publicidade

O índice de Xangai e o índice CSI300, ‌que reúne as maiores companhias listadas em ‌Xangai e Shenzhen, também reduziram suas perdas e fecharam com ⁠queda de  menos de 1%.

As ações asiáticas estavam, em geral, no negativo, devido à preocupação de que a guerra no Oriente Médio pudesse fazer com que consumidores e empresas de todo o mundo enfrentassem semanas ou meses de preços mais altos de combustíveis, ameaçando uma ‌economia global já frágil.

"A guerra reduziu o apetite pelo risco", disse ‌Deng Lijun, estrategista da ⁠Huajin Securities, aos ⁠investidores em uma apresentação itinerante.

"Há muita incerteza, especialmente com relação à duração do ⁠conflito."

Publicidade

Mas Deng disse que a ‌tendência de alta de longo ‌prazo do mercado acionário da China não havia terminado, citando o apoio da política e a melhoria dos balanços corporativos.

O índice Hang Seng Tech de Hong Kong caiu acentuadamente pela manhã, mas terminou ⁠o dia praticamente estável.

As ações do setor de energia se valorizaram , mas a maioria dos outros setores caiu em Hong Kong, com o setor financeiro e o setor de transporte marítimo liderando as quedas.

A compra líquida de ações de Hong Kong ‌pela China continental ultrapassou US$4,73 bilhões na segunda-feira, a maior entrada diária já registrada.

Na China, os setores relacionados a recursos, como energia , ⁠carvão e cimento subiram, mas as ações de tecnologia caíram acentuadamente.

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei caiu 5,2%, a 52.728 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 1,35%, a 25.408 pontos.

Publicidade

. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,67%, a 4.096 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 0,97%, a 4.615 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 5,96%, a 5.251 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 4,43%, a 32.110 pontos.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 1,89%, a 4.756 pontos.

. Em SYDNEY, o índice S&P/ASX 200 recuou 2,85%, a 8.599 pontos.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se