Por que preconceituosos ignoram travesti e trans da novela?

Personagens de ‘A Força do Querer’ escapam (por enquanto) da intolerância que corroeu ‘Babilônia’

1 ago 2017 - 15h51

A letargia em relação ao caos políticos terá contaminado aqueles que defendem a heteronormatividade? Onde estão os protestos contra a ousadia de gênero apresentada na novela das 21h da Globo?

Há dois anos, o Brasil assistia à rejeição de boa parte do público em relação às lésbicas octogenárias de ‘Babilônia’. Fernanda Montenegro (Teresa) e Nathália Timberg (Stela) sofreram múltiplos ataques na internet.

Publicidade
Nonato e Elis, e Ivana: o telespectador se tornou cúmplice dos conflitos íntimos dos personagens
Nonato e Elis, e Ivana: o telespectador se tornou cúmplice dos conflitos íntimos dos personagens
Foto: TV Globo / Divulgação

Na trama, as duas eram xingadas de ‘sapas safadas’ por uma personagem homofóbica. Nas redes sociais, o nível foi bem mais baixo – e a polêmica acabou apontada como pivô do fracasso do folhetim.

Hoje, a travesti Elis Miranda (o motorista Nonato durante o dia), vivida por Silvero Pereira, e a transexual Ivana, interpretada por Carol Duarte em ‘A Força do Querer’, parecem despertar uma aprovação quase unânime.

A tradicional sociedade brasileira mudou tanto em tão pouco tempo? Não, obviamente.

A diferença está numa palavra: sutileza. Em ‘Babilônia’, o País ficou ‘chocado’ logo no primeiro capítulo ao ver duas elegantes senhoras se beijando na boca. Um simples selinho, mas com efeito quase pornográfico.

Publicidade

Por mais bem contada que fosse a história de amor entre elas, a maioria dos telespectadores recusou embarcar na trama. Deu no que deu: personagens interessantes ofuscadas pela intolerância.

Desta vez, o ritmo foi aliado da ousadia. Gloria Perez apresentou a essência de Nonato e Ivana a conta-gotas.

O público foi cooptado a gostar dos personagens, a conhecer seu caráter e, só então – e com leveza – apresentado ao seu ‘outro lado’. Deu-se tempo ao tempo. E funcionou.

Muitos noveleiros certamente não compreendem (tampouco aprovam) o travestismo e a transexualidade, porém gostam de Nonato/Elias e Ivana pelo conjunto de suas características, e não somente pelo gênero e orientação sexual.

A autora escreve sequências didáticas, nas quais ambos abrem o coração e comentam o que sentem no âmago da sexualidade e das emoções.

O telespectador é convidado a ser cúmplice daquelas revelações íntimas e, ao mesmo tempo, recebe esclarecimentos sobre as delicadas questões colocadas em discussão.

Publicidade

É a novela suscitando mudanças sociais, mais uma vez. E ainda dizem que a teledramaturgia não tem valor.

Há outro fator que explica a aprovação, ou pelo menos a tolerância, aos dois personagens: Silvero e Carol eram desconhecidos do público de TV. Fizeram a grande estreia justamente em ‘A Força do Querer’.

Quando atores populares são colocados em papeis polêmicos, há maior chance de o telespectador reagir de maneira negativa. O noveleiro gosta de estereotipar seus artistas preferidos.

Por isso, por exemplo, Tony Ramos faz mais sucesso como herói do que na pele de um vilão. As pessoas se apegam a uma determinada imagem, e estranham ver o ator numa situação provocativa às suas convicções e (pré)conceitos.

Já novatos na teledramaturgia não trazem consigo um histórico de referências e, assim, evita-se comparações e julgamentos passionais.

Nonato/Elis e Ivana estão, por hora, em situação confortável. Resta saber como o público vai reagir quando a verdade de ambos, até agora camuflada, surgir à flor da pele com a intensidade que desejam.

Publicidade

Veja também

Atores de 'A Força do Querer' soltam a voz em festa
Video Player
Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações