Morte de Odete Roitman em 'Vale Tudo': como é feito o sangue nas novelas?

Assassinato da vilã no remake da Globo virou o assunto mais comentado nas redes sociais

14 out 2025 - 04h59
Odete Roitman (Debora Bloch) é assassinada em Vale Tudo
Odete Roitman (Debora Bloch) é assassinada em Vale Tudo
Foto: Reprodução/Globo

Odete Roitman (Debora Bloch) morreu com um tiro no remake da Vale Tudo, da Globo, e a autora Manuela Dias contou que foram gravadas dez versões da morte da vilã. No entanto, o sangue cenográfico escorreu pelo corpo da atriz uma única vez. 

Em cenas como a da morte da bilionária, a Globo costuma produzir o próprio sangue falso para ser usado em gravações. Recentemente, a emissora divulgou que já contou com a ajuda de uma culinarista para preparar a substância que se assemelha, em aparência, ao sangue humano.

Publicidade

O canal utiliza diferentes receitas para produzir o sangue. Para a série Vermelho Sangue, que estreou recentemente no Globoplay, a mistura escolhida foi água, glucose, álcool de cereais, flor de hibisco, sumagre, corantes alimentícios e sal rosa. Já na época da novela Pantanal, a produção preferiu utilizar outra receita, composta por groselha, água e açúcar.

Em entrevista para a Globo, a consultora de meio ambiente Claudia Nascimento declarou que o sangue cenográfico não é prejudicial à saúde. "O uso de sangue falso que não faz mal para o animal nem para o ser humano."

A cena da morte de Odete Roitman foi ao ar no último dia 6. A novela mostrou a vilã encostada contra a parede enquanto recebia o tiro de uma pessoa até o momento desconhecida. Segundo a autora da trama, Manuela Dias, os cinco suspeitos são Maria de Fátima (Bella Campos), Marco Aurélio (Alexandre Nero), César (Cauã Reymond), Heleninha (Paolla Oliveira) e Celina (Malu Galli).

"A gente gravou, no fundo, dez finais, né? Porque a gente gravou com os cinco suspeitos matando e não matando. Até esse momento nem os atores têm certeza", contou a autora em entrevista ao Fantástico.

Publicidade
Fonte: Portal Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações