Desde que o remake de Vale Tudo foi anunciado, a expectativa era alta para momentos icônicos da trama, como a morte de Odete Roitman e os embates entre Fátima e Raquel, por exemplo. No entanto, à medida que a novela se aproxima de sua reta final, o que realmente tem roubado a cena — e gerado uma avalanche de memes e comentários — é o merchandising inserido nos capítulos.
- Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A inserção de conteúdos publicitários no meio da trama de uma novela não é nenhuma novidade, mas em Vale Tudo essa estratégia alcançou recordes históricos de faturamento das novelas da Globo.
Segundo dados da própria emissora, foram realizadas 87 ativações dentro do conteúdo da novela para 23 empresas diferentes, que vão de marcas de carros e produtos de limpeza até serviços de aplicativos, uma seguradora e também uma empresa de distribuição de gás.
Alguns dos merchans foram mais sutis e inseridos na história por meio da agência de publicidade Tomorrow, de Renato Filipelli (João Vicente de Castro), onde também trabalham Solange (Alice Wegmann) e Sardinha (Lucas Leto), personagens centrais da trama assinada por Manuela Dias.
Por outro lado, algumas inserções publicitárias soaram mais forçadas, o que fez com que fossem questionadas nas reses sociais. Foi o caso, por exemplo, de quando César (Cauã Reymond), hospedado no Copacabana Palace, ou quando Solange elogiou um sabão líquido logo após descobrir que Leonardo (Guilherme Magon) reapareceu vivo 13 anos depois de ter sido dado como morto.
Os merchandisings foram tantos e tão variados que não escaparam das piadas de internautas, que estão brincando que até mesmo o velório de Odete Roitman será patrocinado.
O velório da Odete Roitman vai tar nesse grau: #ValeTudo pic.twitter.com/RIIultkXL6
— Sarah Silva (@Jussara32444988) October 4, 2025
Nem A Dona do Pedaço, até então recordista de merchan, entregava cenas assim. E olha que ADDP tinha mais justificativa pra isso pq a protagonista era boleira. Sem contar tbm de um merchan que rendeu dor de cabeça e demissão. Mas mesmo assim, Vale Tudo se supera em ser ridículo https://t.co/8awK6oRcLI
— Fernando Machado (@felumars) October 2, 2025
Brincadeiras e críticas à parte, não dá para negar que a publicidade pagou – e muito – a conta de Vale Tudo. Segundo o Meio & Mensagem, veículo especializado no mercado de comunicação, o faturamento da novela com publicidades ultrapassou a marca de R$ 200 milhões.
Além disso, os merchans, mesmo que criticados e zoados por internautas, também tiveram retornos positivos para as marcas, como um aumento de 36% nas instalações do aplicativo de delivery de bebidas após a cena entre César e Odete.