'Meus professores foram os filmes que assisti', diz João Emanuel Carneiro

Autor respondeu a perguntas sobre sua novela 'A Favorita', que está de volta no 'Vale a Pena Ver de Novo'

16 mai 2022 - 05h10

Quando estreou em 2008, A Favorita provocou reações variadas no público noveleiro, que se mantinha fiel aos folhetins, com personagens bem delineados. Afinal, como o autor, João Emanuel Carneiro, se atrevia a criar uma trama que não deixava claro quem seria a vilã e quem seria a mocinha? Em uma sacaca audaz, o folhetim que ocupou o horário nobre foi com o tempo conquistando fãs, que se dividiriam na torcida pelas protagonistas, Donatela (Claudia Raia) e Flora (Patrícia Pillar). Após tantos anos, a produção ganhou o direito de ser reprisada no Vale a Pena Ver de Novo, a partir desta segunda-feira, 16, na Globo.

Em sua estreia no horário das 9, ou das 8 como era na época, com A Favorita, João Emanuel chegou com uma proposta que levaria a dividir opiniões, o que mexeria com a audiência do horário, o ponto forte da emissora. Mas ele estava convicto que sua ideia era plausível, manteve o foco e conseguiu fazer com que a novela se transformasse em um marco, com personagens icônicos. Algo que ele também garantiu com Avenida Brasil e sua inesquecível vilã Carminha (Adriana Esteves).

Publicidade

Desde que começou a assinar sozinho os folhetins, João Emanuel mostrava que o objetivo era inovar, colocar um tempero fora do tradicional. Foi o que fez com sua primeira empreitada solo, em 2004, ao investir em uma protagonista negra em A Cor do Pecado, com Taís Araujo assumindo a personagem principal. Por aí já dava sinais que sua trajetória da TV seria escrever de forma a ser reconhecido pelos detalhes fora do tradicional.

A Favorita começa mostrando, em seu primeiro capítulo, as duas personagens principais iniciando o dia, cada uma de uma forma específica e bem contrastante. Donatela, em sua rica mansão, desperta em seu quarto luxuoso e usa seu amplo banheiro. Flora, por sua vez, acorda na estreita cama em que dorme na prisão, espaço reduzido, com poucos apetrechos e nenhuma comodidade. Mas há algo em comum para as duas. Esse é o dia em que Flora sairá da prisão. Um momento aguardado pelas duas.

O autor de 'A Favorita', João Emanuel Carneiro, em foto da época em que escreveu a novela 'Segundo Sol' (2018)
O autor de 'A Favorita', João Emanuel Carneiro, em foto da época em que escreveu a novela 'Segundo Sol' (2018)
Foto: João Cotta/TV Globo/Divulgação / Estadão

Será dessa forma que o autor colocará em cena a dúvida sobre o caráter delas, quem é quem de verdade. Mistério que permaneceria por muitos capítulos. Seria a rica Donatela a vilã da novela, aquela tem tudo de bom e do melhor, enquanto Flora amargou 18 anos atrás das grades por ser condenada pela morte do marido de Donatela? Essa dubiedade continuou até o ponto em que o autor revela a verdade sobre as duas personagens. Foi no capítulo 56 que a verdadeira vilã se mostra.

A Favorita também pode ser vista na plataforma Globoplay. E é sobre essa obra que o autor respondeu algumas questões do Estadão, via e-mail. Para ele, trata-se de uma "história que continua bem atual hoje em dia, uma época de heróis suspeitos e dúbios".

Publicidade

Inovar no formato de contar uma história em um gênero tão importante e popular na TV brasileira, foi algo que precisou de aval?

Na época contei com o aval do Manoel Martins, do Mário Lúcio Vaz, do Ary Grandinetti e do Érico Magalhães, que eram diretores da Globo. Eles tiveram coragem de apostar numa história ousada e inovadora, quebrando vários paradigmas do folhetim.

De onde veio a ideia de iniciar uma trama sem deixar claro quem era a vilã e a mocinha?

A história nasceu dessa ideia: duas versões de uma mesma história, quem está dizendo a verdade? Me parece que a história continua bem atual hoje em dia, uma época de heróis suspeitos e dúbios, num mundo polarizado em que cada um quer acreditar na história que nos cabe melhor.

Em que momento você decidiu quem seria a vilã da novela? Foi difícil essa decisão? Essa revelação naquele momento da trama foi um lance para elevar a audiência?

Publicidade

Sempre soube que a Flora era a assassina.

Foi tudo de caso pensado, digo, pensou toda a trama antes, desde esse começo dúbio até o desfecho? Ou foi escrevendo de acordo com o que sentia e via?

Não mudei nada para elevar a audiência.

Você se divertiu com as reações do público?

Fiquei pasmo quando muitas telespectadoras me escreveram relatando que entraram em crise existencial, não conseguiam mais dormir quando descobriram que a mocinha pobre por quem elas torciam era a vilã da história.

Se surpreendeu ao ver que o público se identificou mais com a vilã, por ela ser pobre? É algo que caracteriza a sociedade brasileira?

Pois é, esse detalhe da identificação do público com a moça pobre era mais radical ainda do que eu imaginava. Fazer da pobre mocinha uma assassina foi a coisa mais disruptiva da novela.

Publicidade

Você gosta de vilões, afinal, criou duas das maiores, Flora e Caminha. Eles são mais densos, mais interessantes mesmo?

Eu espero que o público vibre com a novela como foi na exibição original. Acho que agora vai ter um lado interessante porque o espectador irá assistir à novela já sabendo quem é a vilã da história desde o início, vai poder observar as personagens de uma outra forma, e vamos poder acompanhar essa repercussão imediatamente pelas redes sociais.

É verdade que a abertura de A Favorita já dava dica da vilã?

A abertura da novela não dá dica nenhuma.

Existe uma fórmula ideal para desenvolver uma novela de sucesso? Você teve bons professores nessa área?

Meus professores foram os filmes a que assisti, sete por semana no mínimo desde a adolescência. Acho que o cinema me salvou de um certo lugar comum de acreditar que existe uma espécie de manual de folhetim.

TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se