Jornalistas do canal russo "LifeNews" são presos na Ucrânia

30 jan 2015 - 13h41

O Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) informou nesta sexta-feira que prendeu em Kiev duas jornalistas do canal de TV online russo "LifeNews" por "atividades que afetam os interesses da Ucrânia".

"Confirmo que oficiais do Serviço de Segurança da Ucrânia detiveram duas jornalistas 'LifeNews' em Kiev. As autorizações para ficar na Ucrânia foram canceladas e elas serão expulsas do território da Ucrânia em breve. Elas também serão impedidas de voltar à Ucrânia por cinco anos", disse o conselheiro do chefe do SBU, Markiyan Lubkivsky, à agência russa "Interfax".

Publicidade

Ele explicou que as atividades dessas profissionais são incompatíveis com trabalhos jornalísticos e prejudicam a segurança nacional e os interesses da Ucrânia.

Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia pediu a imediata libertação de suas cidadãs, a repórter Yelizaveta Khramtsova e a cinegrafista Natalya Kalysheva, e acusou o governo de Kiev de amedrontar os profissionais da informação.

Não é a primeira vez que repórteres do "LifeNews", simpatizante das milícias separatistas pró-Rússia no leste da Ucrânia, têm problemas em território ucraniano. No primeiro dia do ano, o "LifeNews" denunciou que sua correspondente Zhanna Karpenko e a cinegrafista Alexandra Ulyanova foram agredidas por radicais durante uma passeata nacionalista.

Em maio do ano passado, a Guarda Nacional capturou na região de Donetsk outros dois profissionais do "LifeNews", acusados de colaborar com terroristas, embora posteriormente tenha sido libertados com a mediação do líder da república russa da Chechênia, Ramzan Kadyrov.

Publicidade
  
TAGS
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações