Tire a ideia do papel e crie hoje o site para o seu negócio com até 35% de desconto

'JN' exibe gesto grosseiro contra Bolsonaro. Pode isso?

Telejornal mostra em matéria a imagem do dedo médio em riste de mulher furiosa contra o presidente

12 jun 2021 10h24
| atualizado às 10h25
Compartilhar

O telejornalismo costuma ser cerimonioso. Palavrões, por exemplo, são sempre cobertos pelo efeito sonoro "piii". Gesticulações grosseiras são suavizadas com 'blur', aquele borrado na imagem.

Sempre solene, o jornalismo da Globo se rendeu a um sinal associado à baixaria
Foto: TV Globo/Reprodução

Na sexta-feira (11), o 'Jornal Nacional' surpreendeu ao exibir vídeo amador com o gesto do dedo médio em riste, que significa popularmente "vá se f...".

Publicidade

A matéria de 2 minutos destacou as reações de passageiros apoiadores e críticos de Jair Bolsonaro em um avião da Azul no aeroporto de Vitória (ES).

De surpresa, o presidente entrou na aeronave. Houve gritos de "fora Bolsonaro", "genocida" e "mito", de acordo com o áudio apresentado e a narração da âncora Ana Luiza Guimarães.

Uma das imagens de celular mostra uma mulher fazendo o gesto grosseiro usando o dedo do meio. No ar, foram 10 segundos do sinal ofensivo.

Ainda que seja uma imagem comum, capaz de chocar apenas os pudicos, causa espanto vê-la no telejornal de maior audiência da TV.

Publicidade

Foi um erro? Teoricamente, não. Afinal, trata-se do registro jornalístico de um fato. A gravação já havia viralizado nas redes sociais e exibida em matérias on-line.

Vale registrar que o 'JN' apresentou o contraditório: sorrisos e selfies de outros passageiros em apoio a Bolsonaro. Acusado de ser tendencioso pelos anti-Globo, o telejornal foi extremamente fiel ao que aconteceu, sem suavizar a notícia.

Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações