Infanta Cristina se separa após anos de traições e vexames

Irmã do rei Filipe da Espanha chega ao limite da humilhação após a imprensa flagrar seu marido com uma amante

28 jan 2022 - 15h23
(atualizado às 15h25)
Os nobres também sofrem e se humilham por amor
Os nobres também sofrem e se humilham por amor
Foto: Fotomontagem: Blog Sala de TV

A Espanha está em choque com o anúncio do divórcio da infanta Cristina e do ex-atleta olímpico Iñaki Urdangarin. O casamento de 24 anos ficou marcado por escândalos de diferentes tipos.

(Um esclarecimento: de acordo com o regime monárquico espanhol, os filhos legítimos do rei ou rainha que não sejam herdeiros diretos da coroa recebem o título de infante e infanta, e não de príncipe e princesa.)

Publicidade

O estopim para a separação foi o flagra feito por um paparazzo de Iñaki a passear de mãos dadas – e olhar romântico – com uma mulher 13 anos mais jovem que Cristina.

A ‘outra’ é a advogada Ainhoa Armentia, colega de trabalho do agora ex-marido da irmã mais nova do rei Filipe. A imprensa local diz que foi paixão à primeira vista.

Cristina e Iñaki já viviam um casamento de aparências, mas nunca a infanta havia sido humilhada publicamente por conta da conhecida infidelidade do companheiro.

A aceleração do divórcio encerra uma união atolada em escândalos. Os negócios ilícitos do ex-jogador de handebol, que se aproveitou do status da família real para faturar alto, renderam processos ao casal por corrupção, desvio de dinheiro público e sonegação de impostos.

Publicidade

Pela primeira vez, um membro do clã Bourbon se viu no banco dos réus. Acusada de ser cúmplice das falcatruas do marido, Cristina foi execrada por envergonhar a monarquia.

Na tentativa de preservar sua imagem, o rei Filipe tirou dela o título de Duquesa de Palma de Mallorca e restringiu o acesso da infanta aos palácios e eventos oficiais.

Na época, Cristina foi aconselhada a se separar para recuperar sua reputação e voltar aos braços da família. Mas a nobre preferiu continuar apoiando o homem por quem jurou amor eterno.

Ela acabou inocentada no tribunal, enquanto o marido foi mandado para a prisão. Desmoralizada, Cristina se mudou com a filha caçula para a Suíça a fim de fugir do assédio da mídia e viver em paz.

Publicidade

Quando Iñaki deixou a cadeia para cumprir o restante da sentença em regime aberto, a infanta decidiu manter o matrimônio mesmo à distância. Ela ainda amava o marido adúltero e golpista.

Agora, novamente ultrajada, Cristina quer apenas reunir os outros três filhos – os rapazes vivem separados, em Londres, Madrid e Barcelona – para colar os cacos da bela família que um dia encantou os súditos espanhóis.

A infelicidade conjugal parece ser uma maldição inevitável entre os Bourbons. O pai de Cristina, o rei Juan Carlos, que abdicou ao trono em 2014 sob a suspeita de ser corrupto, manteve inúmeros relacionamentos extraconjugais debaixo do nariz da rainha Sofia.

A irmã mais velha, infanta Elena, também se divorciou. O irmão, rei Filipe, vive um casamento de fachada com a rainha Letizia, uma ex-apresentadora de TV. Dormem em quartos separados e têm pouco contato quando estão longe do olhar do público e da imprensa.

Publicidade
Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se