Francisco Cuoco está sendo velado nesta sexta-feira (20) em São Paulo um dia após sua morte, aos 91 anos, em decorrência de falência múltipla dos órgãos. Paulista da capital, o eterno galã de "Selva de Pedra", "Pecado Capital" e "O Astro", todas na década de 1970, ficou internado no Hospital Albert Einstein por cerca de três semanas, porém já enfrentava há tempos problemas de saúde, que o levaram a pesar mais de 130kg.
Com aproximadamente 50 novelas em 60 décadas de carreira, Francisco Cuoco em janeiro de 1993 precisou deixar às pressas e por um curto tempo as gravações da novela "Deus nos Acuda" por conta de uma úlcera. No dia 4 daquele mês, o artista foi internado e operado, levando o autor, Silvio de Abreu, a correr para alterar os rumos de Otto Bismarck, personagem do ator que deixa três filhos e quatro netos.
O folhetim, aliás, causou polêmica na abertura ao mostrar convidados de uma festa de luxo serem submersos por um mar de lama, uma referência aos escândalos políticos que já sacudiam Brasília no começo da década de 1990.
Doença de Francisco Cuoco tirou ator de novela por 20 dias
Se nos anos 2000, Cuoco foi ameaçado de morte durante sequestro-relâmpago, na ficção, o personagem também acabou raptado. "Depois de explicado o sequestro, foi preciso retirar todas as cenas em que os outros personagens comentavam as ações de Otto que não foram realizadas. 'Silvio foi obrigado a dar nó em pingo d'água, só que rapidinho', reconhece Alexandre Ishikawa, produtor de 'Deus nos Acuda'"...
Matérias relacionadas