"Esse reality, por A mais B, dá oportunidades reais, dinheiros reais, seguidores reais e realizações reais", é assim que Grag Queen define a importância do Drag Race Brasil, o programa de TV é a versão brasileira do reality show de competição RuPaul's Drag Race onde drag queens competem em desafios de moda, atuação, dança e canto para ganhar o título de Drag Superstar Brasileira.
A segunda temporada de Drag Race Brasil encerrou sua exibição em setembro de 2025, coroando Ruby Nox como a vencedora em um evento final realizado em São Paulo. A Contigo! marcou presença na grande final do reality e entrevistou a Grag Queen, apresentadora do programa.
"Esse reality, por A mais B, dá oportunidades reais, dinheiros reais, seguidores reais e realizações reais de pessoas que são da minha comunidade, de pessoas que estão comigo desde que eu comecei minha jornada drag [...] para mim, é um movimento dentro da cena da minha comunidade e isso basta!", revela.
Mesmo com as conquistas da cena drag nos últimos anos, Grag Queen responde sobre pontos que precisamos avançar na representação no audiovisual: "Eu acho que a gente precisa ainda ter um pouco mais de pinos brasileiros dentro do nosso negócio, para entender a nossa história, entender o nosso humor, para entender o que funciona, mas eu acho que é fazendo o que você aprende", aponta.
Para muito além do programa
Dudu Bertholini, que faz parte da bancada fixa do Drag Race Brasil, também conversou com a Contigo! e reforçou que a competição dá oportunidades: "A gente está falando para muito além do programa. Sem contar que, apesar da arte drag não ser uma expressão de gênero, e sim uma expressão artística, ela fala muito diretamente com a nossa comunidade LGBTQIAPN+ e de artistas que durante muito tempo formam invisibilizadas", refletiu.
Uma arte fortalecedora
A segunda temporada do Drag Race Brasil coroou Ruby Nox como a nova drag superstar do país. A pernambucana de 31 anos conquistou o público com seu carisma, seus memes e trajetória forte na competição. Em entrevista à Contigo!, a drag queen celebrou seu desempenho e ressaltou.
"Eu acho que drag é uma arte tão fortalecedora, infelizmente, às vezes ainda tão subestimada. Eu falo muito isso não somente no contexto pernambuco, mas a gente ainda precisa que as pessoas validem mais nosso trabalho enquanto profissionais, enquanto trabalhadores na área da cultura. A arte drag é muito valiosa e a gente precisa entender esse valor", declara.
Ruby Nox ostenta o título de grande campeã do Drag Race Brasil 2. Natural de Carnaíba, no Sertão de Pernambuco, ela é uma figura proeminente na cena drag recifense. A artista abriu o coração ao falar de sua trajetória no reality.
"Eu só desejo muito carinho, muito amor. É muito agradecimento, porque eu imagino que as pessoas se sintam muito representadas por mim. Recebi muitas mensagens de representatividade [...] Isso me deixa com o coração muito quentinho e muito feliz", finaliza a drag queen Ruby Nox.