As mudanças no jornalismo da Globo resultaram em novos desafios e conquistas para William Bonner, agora no Globo Repórter; César Tralli, que recebeu prêmios e cobriu a prisão de Bolsonaro no JN; Roberto Kovalick, que destacou-se em momentos descontraídos no Jornal Hoje; e Tiago Scheuer, adaptando-se à rotina do Hora Um.
William Bonner, de 62 anos, se despediu da bancada do Jornal Nacional, da Globo, no começo de novembro. Desde então, muita coisa aconteceu com o apresentador e com os profissionais afetados pela “dança das cadeiras” na emissora.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Em clima de balanço de final de ano, o Terra relembra como foram os primeiros 50 dias de William Bonner e dos demais envolvidos na mudança em cadeia na principal emissora do Brasil. Confira:
William Bonner
Após 30 anos no comando do Jornal Nacional, William Bonner anunciou que deixaria seu posto em 1º de setembro de 2025. Na ocasião, o apresentador e editor-chefe afirmou que a decisão vinha sendo planejada há anos, em comum acordo com a Globo.
O jornalista afirmou que não pretendia se aposentar, mas apenas reduzir o ritmo das atividades, já que, há 29 anos, acumulava funções na chefia e na apresentação do JN. Em busca de uma vida mais tranquila, vai assumir o comando do Globo Repórter --o único programa da casa que ainda não havia feito desde que chegou ao canal, em 1986-- ao lado de Sandra Annenberg.
- Férias
Desde então, começou a curtir sua temporada de férias. Ele não revelou para onde viajou, mas mostrou no Instagram detalhes do local onde se hospedou, cercado pela natureza. “No 1º dia de férias, aprendo que o saí-azul e a saí-verde são um casal monogâmico. Juntos pra sempre”, escreveu, ao postar uma foto das aves. “Na segunda manhã de férias, contei 15 notas solitárias até a cigarra emitir um som contínuo”, disse ele, ao compartilhar um vídeo.
- Emmy
Em 25 de novembro, prestes a completar um mês longe do trabalho, Bonner surpreendeu o público ao ser anunciado como apresentador do Emmy Internacional. Em uma foto oficial, aparece de smoking ao lado da mulher, Natasha Dantas. “Elenco Globo incrível no Emmy Internacional, em Nova York”, destacou o jornalista, que volta ao ar em 2026.
César Tralli
César Tralli assumiu a bancada no lugar de Bonner e, logo na primeira semana, chamou atenção por quebrar o protocolo do telejornal mais tradicional da emissora. O apresentador, que se destacou no Jornal Hoje por apresentar notícias enquanto caminhava pelo estúdio, manteve o hábito no JN. A Globo decidiu não “podar” o novo âncora e passou a brincar com o estilo nas redes sociais.
- Tralli Fashion Week
“Ainda bem que o #JornalNacional tem espaço pro Tralli não perder o costume de desfilar, né!?”, escreveu o perfil oficial da emissora no Instagram. Nos comentários, fãs elogiaram os ternos e a elegância do apresentador.
- Prisão de Bolsonaro
Com pouco tempo de casa, Tralli já cobriu um fato histórico: a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele abriu o JN com a notícia e, algumas horas depois, comandou seu primeiro Plantão da Globo, quando saiu a decisão judicial.
- Prêmio inusitado
Além disso, durante o período no noticiário, Tralli chamou atenção ao se ausentar por um dia --Hélter Duarte assumiu a bancada para que ele pudesse viajar a São Paulo e participar do prêmio Men of the Year, da revista GQ Brasil. No evento, recebeu um reconhecimento raro para âncoras de telejornal: o prêmio de “Homem do Ano na Televisão”. Segundo Jeff Benício, colunista do Terra, é a primeira vez que um apresentador de jornalismo vence a categoria, geralmente dominada por nomes do entretenimento.
Roberto Kovalick
Com a ida de Tralli para o JN, Roberto Kovalick assumiu o Jornal Hoje. Logo nas primeiras semanas, seu nome ganhou destaque após a renovação de contrato com a Globo até dezembro de 2027.
- Pedido à Ana Maria
No início de novembro, o apresentador protagonizou um momento divertido ao vivo, durante participação no Mais Você. Ele interagiu com Ana Maria Braga e pediu um pouco da polenta preparada naquele dia.
“Antes de devolver, Ana, só queria fazer uma pergunta: que horas fica pronta essa polenta?”, brincou o jornalista, arrancando risadas da apresentadora. “Vamos guardar polenta pra você, Kova! Agora você está aqui pela manhã, vamos te alimentar direitinho”, respondeu ela.
Kovalick explicou o entusiasmo: “Eu cresci comendo polenta, fiquei emocionado ao ver isso. Lá no Rio Grande do Sul, se diz que polenta serve para engrossar o braço, está aí o motivo.” Ana Maria completou: “Serve para engrossar a perna também! Come polenta e vai trabalhar no campo, subir morro! Com polenta você faz qualquer coisa, dura o dia inteiro.”
- Homenagem
Durante este primeiro mês, o âncora também foi homenageado no quadro Entendeu ou quer que eu Desenhe?, originalmente apresentado pelo cartunista Renato Peters. Com o titular ausente naquele dia, a equipe decidiu homenagear Kovalick com diversas mensagens de carinho de telespectadores, incluindo a de uma pernambucana que o chamou de “filezinho à milanesa”, provocando risos nos colegas do estúdio.
Tiago Scheuer
Novo apresentador do Hora Um, Tiago Scheuer chamou atenção ao revelar sua rotina desde que assumiu o telejornal. Nas redes sociais, contou que, como o noticiário vai ao ar às 4h, ele chega à sede da Globo, no Brooklin (zona sul de São Paulo), entre 1h e 1h30.
- Nova rotina
Depois do expediente, Scheuer --apelidado de Xóia-- tenta realizar todas as tarefas do dia até as 17h, horário em que se deita. O despertador toca entre 0h15 e 0h30; então ele acorda, toma banho e prepara o café. Na postagem, afirmou que o segredo para manter o ritmo é “ter disciplina na vida”.