Quem é o repórter que detonou o escândalo da Prevent Senior

Guilherme Balza apurou a história, conseguiu documentos e áudios e expôs esquema de tratamento sigiloso com o ineficaz ‘kit covid’

23 set 2021 - 09h00
Guilherme Balza esteve onipresente nos telejornais da Globo e GloboNews nos últimos dias 
Guilherme Balza esteve onipresente nos telejornais da Globo e GloboNews nos últimos dias
Foto: TV Globo / Reprodução

A cobertura da pandemia no Brasil e da CPI da Covid tomou novo rumo após o furo jornalístico de Guilherme Balza, da Globo e GloboNews. O País assiste a um escândalo que envolve até pessoas conhecidas na mídia.

Com suas fontes, o repórter conseguiu prontuários médicos e planilhas que indicam esquema adotado pela operadora de saúde Prevent Senior para promover estudo sigiloso com o uso de medicamentos sem comprovação científica em pacientes com suspeita ou diagnóstico de covid-19. De acordo com a denúncia, houve a ocultação de mortes de pessoas medicadas com cloroquina.

Publicidade

“Foi um experimento como se os pacientes fossem cobaias”, observou o âncora César Tralli, do ‘Edição das 18h’, da GloboNews. “Pra mim, é uma das histórias mais cabulosas e horripilantes da CPI da Covid”, disse a comentarista de política Natuza Nery, no mesmo canal.

Além do dossiê montado por funcionários da Prevent Senior, Guilherme Balza também teve acesso a áudios de suposta pressão e hipotética ameaça de um diretor da empresa contra um ex-médico que denunciou as irregularidades. Esse material explosivo foi exibido em todos os telejornais de rede da Globo e GloboNews nos últimos dias.

Balza mostrou coragem ao expor esquema de um dos grupos de saúde mais poderosos do País
Foto: TV Globo / Reprodução

A operadora não teria registrado a causa da morte por covid na ficha médica e no atestado de óbito de alguns pacientes. Entre eles, o conhecido toxicologista Anthony Wong, que defendia o tratamento precoce e negava a gravidade da pandemia. Antes da polêmica sobre a covid, ele aparecia frequentemente em reportagens de TV para falar de sua especialidade.

No caso de dona Regina Hang, mãe do empresário Luciano Hang, dono das lojas Havan e apoiador do presidente Jair Bolsonaro, há suspeita de fraude no prontuário para não detalhar procedimentos e medicações durante a internação causada pelo coronavírus.

Publicidade

O trabalho do jornalista foi reconhecido por colegas de profissão nas redes sociais. “Orgulho, parabéns”, escreveu Julia Duailibi, do ‘GloboNews Em Ponto’. “Arrebentou, Balza”, registrou Camila Bomfim, apresentadora do ‘Conexão GloboNews’. “Não é de hoje que vc arrebenta, parceiro!”, postou Giba Bergamin, repórter do ‘SP1 e SP2’ da Globo. “Foi baita, como sempre”, afirmou Juliano Dip, da Band e Band News.

A exclusividade fez Guilherme Balza ganhar merecida visibilidade extra e duplicar seu status nas redações da Globo e GloboNews. Ele chegou a aparecer em estúdio para explicar em detalhes o que descobriu. “Eu fico muito orgulhosa do meu filho, que desde pequeno sempre ficou ao lado dos injustiçados com uma postura empática. Parabéns filho!!! Vc merece todos os elogios!!!”, comentou dona Lucelia Balza, mãe do jornalista.

Casado, pai de duas crianças, o repórter se posiciona politicamente na internet. “Em nenhum lugar do mundo a doença (covid-19) ganhou tamanha proporção como aqui no Brasil. Graças a um processo manipulado, destrutivo e rentável. A triste coincidência do pior governo com o pior momento da história recente”, diz trecho de um post em seu perfil no Instagram.

Nos bastidores da CPI da Covid, as informações divulgadas por Guilherme Balza na TV foram comemoradas como um gol de final de Copa do Mundo. A bala de prata que a comissão parlamentar precisava para garantir que as apurações de 5 meses não vão terminar em pizza. Mais uma vez, o trabalho relevante de um jornalista faz a verdade prevalecer sobre omissões e fake news.

Publicidade
Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se