'A Fazenda 18': Carelli faz mudança às escondidas após expulsões e promete reviravolta

Diretor do reality explica novo protocolo interno para prevenir infrações e aposta em elenco forte e dinâmica inédita para movimentar a temporada

14 set 2026 - 16h42
Resumo
Para a 18ª edição de A Fazenda, o diretor Rodrigo Carelli aposta na força do elenco e em dinâmicas inéditas, como a entrada de quatro visitantes que disputarão vagas no jogo sob o voto do público. O visual resgatará a identidade da primeira temporada, apelando à memória afetiva. Além disso, após o recorde de expulsões no ano anterior, a produção reformulou seus protocolos internos para agir preventivamente diante de riscos, embora as regras e punições do reality permaneçam inalteradas.

Rodrigo Carelli, de 58 anos, está à frente de mais uma temporada de A Fazenda, da Record, e revelou algumas das estratégias preparadas para a 18ª edição do reality. Em entrevista ao Splash após a coletiva de imprensa realizada em 10 de setembro, o diretor do núcleo de realities falou sobre as expectativas para o novo elenco, as novidades da atração e as mudanças adotadas depois do número recorde de expulsões na temporada anterior.

Adriane Galisteu em 'A Fazenda 17'
Adriane Galisteu em 'A Fazenda 17'
Foto: (Reprodução: Record) / Contigo

Elenco é a principal aposta

Para Carelli, embora as novidades na dinâmica do jogo sejam importantes para movimentar os participantes, o elenco continua sendo o principal responsável pelo sucesso de uma temporada.

Publicidade

"O que acho que vai render mesmo é o elenco", afirmou o diretor após a coletiva de imprensa de A Fazenda 18.

Ainda assim, a produção preparou estratégias para provocar encontros, conflitos e reviravoltas ao longo do programa. Entre as novidades está a chamada "dinâmica das visitas", que promete mexer com a rotina dos peões logo nos primeiros dias.

"É bom receber visita, mas pode ser incômodo. Às vezes acha que vai ser legal, mas não vai dar certo", explicou Carelli durante a coletiva.

Quatro visitantes, sendo dois homens e duas mulheres, entram na sede na segunda-feira (14). Eles chegam ao confinamento já conhecendo informações sobre os participantes e tendo acompanhado a atividade de apontamentos realizada no domingo (13).

Publicidade

Durante a semana de estreia, caberá ao público decidir se os visitantes permanecerão ou não no jogo.

"A gente está apostando muito, acho que vai dar uma mexida grande logo de cara e ao vivo", declarou o diretor ao Splash.

Produção resgata visual da primeira temporada

A 18ª edição também terá elementos que remetem às origens do reality. Apesar de completar dez anos sendo gravado em Itapecerica da Serra, em São Paulo, o programa buscou referências na antiga sede localizada em Itu.

A produção recuperou características visuais da primeira edição, incluindo elementos da identidade da fazenda.

"Com relação à estrutura, estou muito feliz de estar retomando o look, a paleta de cores da Fazenda 1. Acho que isso vai pegar a memória afetiva das pessoas", contou Carelli.

Carelli explica mudança após quatro expulsões

Uma das principais preocupações nos bastidores desta temporada surgiu após A Fazenda 17 registrar o maior número de expulsões da história do programa.

Publicidade

Em 2025, quatro participantes precisaram deixar o reality por descumprirem regras: Gaby Spanic, Martina Sanzi, Créo Kellab e Carol Lekker.

O número levou a produção a revisar os procedimentos internos para tentar identificar situações de risco antes que elas evoluam para infrações que possam resultar na saída de um participante.

"O que a gente está mudando é nosso protocolo interno para tentar evitar isso, tentar perceber antes, poder atuar antes nisso", revelou Carelli.

Apesar da mudança nos bastidores, o diretor deixou claro que as regras do reality permanecem as mesmas. Segundo ele, não houve "nenhuma mudança de regra" especificamente para a 18ª temporada.

Dessa forma, comportamentos que já eram proibidos continuam sujeitos às mesmas punições. Caso algum participante ultrapasse os limites estabelecidos pela produção, poderá ser expulso.

Publicidade

Carelli ressaltou ainda que a equipe não encara essas decisões como algo positivo e afirmou "detestar ter que eliminar qualquer um sem ser por votação popular".

Siga o canal da Contigo no Instagram e fique por dentro das notícias mais bombásticas dos famosos, bastidores da TV e novelas.

Contigo
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações