Quentin Tarantino comentou durante o podcast de Brett Easton Ellis sobre o filme Sangue Negro (2007), obras-prima de Paul Thomas Anderson (Uma Batalha Após a Outra). O diretor de Pulp Fiction considera o filme um dos melhores deste século, porém, segundo ele, a atuação de Paul Dano é muito fraca.
"Sangue Negro teria boas chances de ser o número 1 ou 2 [na minha lista de favoritos] se não tivesse um defeito enorme... e o defeito é Paul Dano", afirmou, chamando o astro de "o ator mais fraco do SAG" [Sindicato dos Atores de Cinema]. Em Sangue Negro, Dano interpreta um pregador corrupto que se torna rival do protagonista de Daniel Day-Lewis.
Mas a crítica não saiu barato. Após o posicionamento controverso de Tarantino, grandes nomes de Hollywood saíram em defesa de Paul Dano, reforçando seu talento e relevância na indústria cinematográfica.
Simu Liu (Barbie) escreveu no X: "Acho que Paul Dano é um ator incrível." O diretor Matt Reeves, que trabalhou com Dano em O Batman (2022), também comentou: "Paul Dano é um ator incrível e uma pessoa incrível."
Ben Stiller, que dirigiu Dano na série Escape at Dannemora, acrescentou o comentário: "Paul Dano é f-dástico." Enquanto isso, Alec Baldwin (Os Infiltrados) postou um vídeo no Instagram dizendo: "Só quero dizer que adoro Paul Dano, e se você não gosta de Paul Dano..." O ator colocou o dedo nos lábios e disse "shhh" (via NME).
Depois das diversas manifestações de apoio, Mattson Tomlin, roteirista do filme Batman — Parte II, previsto para ser lançado em 2027, também fez uma declaração. "Estou muito feliz em ver tantas pessoas torcendo por Paul Dano esta semana. Ele não é apenas um ator fantástico, mas também um diretor incrível que exala controle e uma enorme empatia", defendeu. "Assistam a Vida Selvagem [filme de 2018 dirigido por Dano] se ainda não viram."
Além dos comentários infames sobre o ator, durante o podcast Quentin Tarantino também criticou Jogos Vorazes por supostamente "plagiar" o filme de ação japonês Battle Royale (2000). Josh Hutcherson, que interpretou Peeta Mellark na franquia, respondeu às alegações. "Existem temas semelhantes, com certeza. Mas, sabe, todo mundo se inspira em todo mundo", disse à Variety.