Danças para reproduzir. Letras chiclete e com assuntos não tão complexos. Produtos com o rosto dos integrantes aos montes - incluindo até desodorantes. Membros de diferentes partes do mundo e uma disputa acessível para entrar. É esse o segredo do sucesso do Now United, que vem conquistando crianças e adolescentes nos últimos anos e, agora, tenta se reinventar.
O grupo faz duas apresentações em São Paulo nesta sexta, 14, e sábado, 15, com sua Now or Never Tour. A turnê reúne ex e atuais integrantes, relembra os sucessos do grupo e também apresenta novas músicas.
Recentemente, o Now United passou por uma "crise". Integrantes da formação original, de 2018, se tornaram adultos, optaram por carreiras solo ou se afastaram do grupo por outros motivos - um deles foi até gravidez, caso de Sabina Hidalgo, ex-representante do México.
O grupo fez uma espécie de pausa no ano passado, com a seleção de novos integrantes. Em 2023, Any Gabrielly, representante do Brasil que agora trilha uma bem-sucedida carreira solo, foi substituída por Desirée.
A brasileira foi selecionada por meio de um reality show feito no TikTok. Após a saída de Any, o Now United anunciou que os interessados em representar o Brasil no grupo global deveriam publicar vídeos na rede cantando e dançando sob a hashtag #NovoMembroNowUnited.
É essa sensação de que qualquer um que "ousar sonhar" em ser membro do grupo pode chegar lá, além de uma presença expressiva nas redes sociais, o que fez com que o grupo conquistasse cada vez mais os jovens. Em entrevista ao Estadão em agosto, integrantes que se apresentam no Brasil falaram sobre a nova fase da banda e os treinamentos intensos que fazem parte de seu dia-a-dia. Entenda as origens e o futuro do grupo.
Como surgiu o Now United?
O grupo foi criado pelo empresário britânico Simon Fuller, um dos nomes mais bem-sucedidos do mercado da música, que também foi responsável pelas Spice Girls e pela franquia Idols, que inclui os realities Pop Idol e American Idol. Ele é um daqueles empresários que querem descobrir os novos talentos anônimos da música - e nenhum membro do Now United entra no grupo sem o aval dele.
A banda surgiu sob o preceito de "unir o mundo pela música e pela dança". Foi a primeira vez que um grupo musical reuniu membros de praticamente todas as partes do mundo.
A formação original teve 14 jovens de 14 países diferentes: Joalin (Finlândia), Sofya (Rússia), Diarra (Senegal), Noah (Estados Unidos), Any (Brasil), Heyoon (Coreia), Lamar (Reino Unido), Hina (Japão), Sina (Alemanha), Josh (Canadá), Bailey (Filipinas), Shivani (Índia), Krystian (China) e Sabina (México).
Treinamento rígido
Quem entra para o grupo precisa topar um treinamento rígido, com horários pré-definidos. Afinal, as apresentações do Now United envolvem cantar e dançar - mais do que isso: cantar e dançar em sintonia.
Desirée explica que os jovens precisam seguir uma programação de segunda a sábado em que todos precisam estar nos ensaios. Mas também há as rotinas individuais de exercícios antes ou depois dos encontros.
"Todos somos artistas aqui. Há muito entre o que acontece dentro do estúdio e fora", comenta Jayna Hughes, representante das Filipinas. Segundo eles, a rotina para ensaiar para a turnê chega a completar 8 horas.
A nova integrante brasileira
Ao todo, 17 membros do Now United, entre ex e novos integrantes, vêm ao Brasil: Sabina (México), Josh (Canada), Krystian (China), Hina (Japão), Sina (Alemanha), Shivani (Índia), Sofya (Rússia), Bailey (Filipinas), Diarra (Senegal), Nour (Líbano), Savannah (Austrália), Desirée (Brasil), Melanie (Costa do Marfim), Rachel (Indonésia), Jayna (Filipinas), Luke (Estados Unidos) e Ariel (Hong Kong).
Dentre os novos nomes, Desirée é uma das mais aguardadas pelos fãs do País, que abraçaram o grupo desde as origens. Na entrevista ao Estadão em agosto, a cantora disse que se sente bem acolhida pelos fãs e os integrantes antigos após a saída de Any e que se apresentar no Brasil com o grupo é a "realização de um sonho".
"Penso nisso todos os dias desde que me juntei ao grupo", afirmou ela, que contou que já acompanhava o Now United pela TV e pela internet. "Definitivamente, vai ser inesquecível. Quero manter essas lembranças para sempre na minha mente e no meu coração."
O show em São Paulo não será o primeiro da cantora, que já se apresentou em Porto Alegre e em Curitiba na terça, 11, e na quarta, 12, respectivamente. O grupo também faz shows no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife.
E o futuro?
Tanto Desirée quanto os demais novos integrantes lutam para conquistar os fãs da formação original. Eles aparecem compartilhando sua rotina com o grupo nas redes sociais, os bastidores da turnê e "dancinhas" que viralizam no TikTok.
O maior desafio envolve o fato de que, assim como os ex-membros, os fãs que acompanham o Now United desde o início também estão crescendo. As letras das músicas do grupo, porém, continuam se associando a temas infantis, e não a questões da adolescência.
Questionados se acreditam que, um dia, as faixas do Now United vão explorar temas mais maduros, os integrantes dizem que "nós ainda manteremos essa essência [das origens do grupo] em nossa música".
"Naturalmente, estamos todos crescendo e algumas de nossas músicas vão falar de assuntos mais maduros", diz Nour Ardakani, representante do Líbano. "Mas, estando no Now United e sendo um grupo de pop global, nós sempre teremos algumas coisas que nós sabemos que os fãs gostam."
Apesar dos percalços enfrentados recentemente pelo grupo, os fãs continuam abraçando o Now United. O show da sexta é uma data extra. A banda chegou a esgotar os ingressos para o sábado.
"A conexão que nós temos é real", comenta Sina Deinert, representante da Alemanha, sobre o motivo da paixão dos jovens pelo grupo. "As pessoas que você vê na tela são reais. Nós somos completamente nós mesmos um com o outro, e eu acho que isso é o que nos uniu e é tão especial", completa Savannah Clarke, representante da Austrália.
Serviço - 'Now or Never Tour'
- Quando: 14/11, sexta, 21h; 15/11, sábado, 20h30
- Onde: Vibra São Paulo - Avenida das Nações Unidas, 17955, Santo Amaro