O Angra acaba de somar mais um compromisso à sua agenda de 2026, mesmo em meio ao período de hiato anunciado recentemente. A organização do festival Porão do Rock confirmou a banda como uma das atrações principais de sua próxima edição, que acontece nos dias 22 e 23 de maio, no estacionamento da Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília. A apresentação também contará com a participação especial do guitarrista Kiko Loureiro.
Também foram confirmados Pennywise, Marcelo Falcão, Nação Zumbi, Scalene, Rancore, Autoramas, Deviloof, Galinha Preta, Bayside Kings, Avalon Stone e Eskröta. O lineup terá mais acréscimos em breve. Os ingressos estão disponíveis via Ticketmaster Brasil, com pré-venda iniciada nesta sexta-feira, 16, e venda geral na segunda, 19.
Em relação ao Angra, este é o segundo show confirmado pelo grupo desde que decidiram pausar as atividades regulares. O primeiro anúncio foi a participação como headliner no Bangers Open Air, em São Paulo, marcado para abril, com presença de mais ex-integrantes.
O hiato do Angra
Embora o Angra tenha optado por um período sabático para "reorganizar internamente" e evitar o desgaste excessivo de turnês ininterruptas, o guitarrista e fundador Rafael Bittencourt revelou em entrevista ao TMDQA e ao canal Amplifica que o "telefone não para de tocar". Segundo o músico, o anúncio da pausa gerou um movimento inesperado no mercado, com propostas para shows pontuais que são difíceis de recusar.
Rafael afirmou:
"Com essa história toda, o Angra chacoalhou a cena. (Estão opinando) que deveria ter sido de uma maneira X ou Y, mas está se falando muito do Angra e o telefone está tocando. O telefone da Top Link (produtora), o telefone do Paulo (Baron), está tocando muito. O Paulo responde: 'pô, mas os caras estão em hiato'. E dizem: 'não, mas pergunta se eles querem fazer assim, assado'. Então está fogo de manter esse hiato, porque a gente está o tempo inteiro agora falando de Angra, pensando em Angra e recebendo propostas, né?".
Mudança nos vocais
Além do reencontro pontual com Kiko Loureiro, as apresentações de 2026 marcam uma fase de transição significativa para o Angra. Os shows servirão como despedida oficial do vocalista Fabio Lione, que deixa o posto após mais de uma década. Para ocupar a vaga, a banda já escalou como convidado Alírio Netto (ex-Shaman), que é apontado por Bittencourt como o nome mais forte para assumir o microfone de forma permanente no futuro.