Neste Natal, os amantes do rock alternativo receberam um presente surpresa: na quinta-feira, 25, Morrissey, ex-vocalista do The Smiths, divulgou uma lista com 12 faixas que possivelmente farão parte de seu novo álbum.
Na última sexta, 19 de dezembro, ele já havia anunciado a assinatura de um contrato com a Sire Records. Muitos fãs presumiram que ele poderia finalmente lançar seu disco aguardado, Bonfire Of Teenagers.
Porém, essa expectativa parece não se confirmar: os títulos não incluem "Rebels Without Applause", o único single de Bonfire Of Teenagers lançado em 2022, nem outras músicas que foram alvo de rumores anteriormente. Ao que tudo indica, as canções irão compor um disco completamente diferente.
A novidade chega após anos turbulentos na carreira musical de Morrissey. O ex-The Smiths tem sido duramente criticado por seu posicionamento político extremista, especialmente em relação à imigração, e enfrenta acusações de fascismo e racismo. Desde seu último álbum solo, I Am Not a Dog on a Chain (2020), ele sugeriu diversos lançamentos, mas nenhum havia se concretizado até o momento.
O artista já se queixou publicamente de ser "boicotado" pela indústria, e afirmou, em entrevista ao The Telegraph em 2024, que um de seus LPs havia sido "silenciado" e que a "cultura idiota" estava o impedindo de fazer novos trabalhos.
Em 2024, Morrissey contou em entrevista com Fiona Dodwell que havia finalizado um segundo álbum inédito, mas que não conseguiu lançá-lo. "O segundo foi regravado na França no final de 2023 e recebeu um novo título. Descartamos metade das faixas e gravamos seis novas, então não é o álbum do início de 2023", explicou.
Confira a seguir a lista de músicas divulgada por Morrissey:
'The Monsters Of Pig Alley'
'Headache'
'Make-Up Is A Lie'
'The Night Pop Dropped'
'You're Right, It's Time'
'Kerching Kerching'
'Zoom Zoom The Little Boy'
'Lester Bangs'
'Boulevard'
'Many Icebergs Ago'
'Amazona'
'Notre-Dame'