Lizzo fala sobre amor próprio, canta músicas brasileiras e brinca que vai entrar na política

Na versão da cantora norte-americana, que conhece Anitta e João Gilberto, a garota de Ipanema virou 'that bitch from Ipanema'

7 fev 2020 - 16h59

RIO — Amor próprio, para Lizzo, é uma prática, um processo — não uma coisa absoluta. E a jornada pode ser longa, avisa. "Passei centenas de anos me odiando: minha personalidade, meu corpo, o som da minha voz, meu cabelo, meu dente", elenca a cantora, que venceu três Grammys no último mês. Fora dos padrões de peso que dominam a indústria das divas, a americana de 31 anos virou uma espécie de conselheira para seus milhões de ouvintes.

No Rio para um show restrito a convidados no YouTube Space, Lizzo se mostrou confortável na rodada de curtas entrevistas que concedeu à imprensa, num hotel de luxo na zona oeste da cidade. Cantarolou para o Estado, por exemplo, o pouco que sabe sobre música brasileira: Vai Malandra, de Anitta, e uma versão inusitada de Garota de Ipanema — em vez de girl, a garota virou that bitch.

Publicidade

Apesar de ter participado de um disco ao qual Pabllo Vittar também emprestou sua voz — Charli, da Charli XCX —, a americana assume que não sabe muito sobre o trabalho da brasileira. Nem quando fará um show aberto ao público no País. O de quinta-feira, 6, que foi gravado e será disponibilizado pelo YouTube, contou com a presença de apenas 300 convidados.

A fim de buscar o beneplácito de Lizzo, o repórter levou à cantora uma definição bem específica sobre a personalidade dela — explícita nas letras e na postura — para ver se colava. Ela seria, segundo uma conhecida, "aquela garota que você encontra na fila do banheiro de uma festa e que, mesmo sem te conhecer, dá ótimos conselhos e salva sua vida", explica, antes de receber o aval assertivo da estrela: "Esta sou eu".

Esse caráter motivacional está presente em letras como a de Good as Hell. Com ela, aqui, não tem papo furado: se ele não te ama mais, diz, "just walk your fine ass out the door" — ou, numa tradução para o bom português, "mete o pé".

"Eu acho que as pessoas ouvem minhas músicas e tiram conselhos delas. Mas também tem pessoas que ouvem e apenas pensam: 'Eu quero dançar'", comenta a cantora, buscando não reduzir sua obra a uma mera autoajuda.

Publicidade

Cuz I Love You, o disco lançado ano passado e que a catapultou ao sucesso, realmente é mais do que isso. Insere o rap de Lizzo num R&B dançante e ajuda a jogar luz sobre a capacidade musical da artista, que é formada em música clássica pela Universidade de Houston, no Texas, e tem como especialidade a flauta. O instrumento entrou na sua vida na adolescência — e, hoje, ela o toca enquanto desce até o chão.

Das oito indicações ao Grammy, levou três: melhor performance solo pop, com Truth Hurts; melhor performance R&B tradicional, com Jerome; e melhor álbum urbano contemporâneo.

Hoje pode parecer fácil amar a si mesma. Lizzo consegue, contudo, analisar com detalhes as etapas do longo processo pelo qual passou antes disso. "Quando você quer se amar, mas continua sem amar, é a parte mais atordoante. Porque muitas pessoas permanecem presas nessa etapa, até que chega uma hora em que você assume que é preciso cuidar das coisas que você odeia em si mesma."

O corpo e a música de Lizzo são naturalmente políticos. No entanto, quando o papo envereda para o lado político-partidário, a cantora prefere não cravar quem é o seu candidato favorito entre os que buscam a vaga do Partido Democrata nas eleições dos Estados Unidos. Antes de responder, solta um longo suspiro ao lembrar da confusão que marcou as primárias em Iowa.

Publicidade

"Estou mais preocupada com o mundo agora. Sinto que o que está acontecendo nos Estados Unidos faz parte de um problema global, que vai desde a natureza até a natureza humana. Percebo que todos estamos tendo as mesmas crises. Essa é a minha principal preocupação."

Lizzo ouviu falar no "Trump tropical", como classifica o presidente Jair Bolsonaro, mas diz não saber muito sobre ele. De volta ao cenário norte-americano, comenta que gostaria de ver em mais candidatos essas preocupações que a afligem. "Talvez eu devesse concorrer na próxima vez", divaga. O rapper e wannabe presidente Kanye West, apoiador de Trump, que se cuide.

Veja trechos da entrevista com Lizzo, no Rio:

Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações