Fãs do BTS organizam protesto no Chile após governo negar Estádio Nacional para shows

O impasse logístico que colocou em risco a etapa sul-americana da turnê mundial "BTS World Tour: ARIRANG" escalou para uma crise política de grande proporção no Chile. Após o Instituto Nacional de Esportes (IND) barrar o uso do Estádio Nacional devido ao impacto do palco 360° no gramado, os fãs do grupo sul-coreano se mobilizaram […] O post Fãs do BTS organizam protesto no Chile após governo negar Estádio Nacional para shows apareceu primeiro em POPline.

3 jul 2026 - 14h01

O impasse logístico que colocou em risco a etapa sul-americana da turnê mundial "BTS World Tour: ARIRANG" escalou para uma crise política de grande proporção no Chile. Após o Instituto Nacional de Esportes (IND) barrar o uso do Estádio Nacional devido ao impacto do palco 360° no gramado, os fãs do grupo sul-coreano se mobilizaram em massa nas redes sociais e convocaram um protesto nacional para o próximo domingo. A forte capacidade de articulação do fandom acendeu o sinal de alerta no palácio de La Moneda, a sede do governo chileno, forçando ministros e parlamentares a virem a público para tentar desarmar a tensão e buscar uma saída de urgência para as três apresentações agendadas para outubro!

Confira todas as notícias sobre o BTS no POPline!

Publicidade
Foto: Twitter/@bts_bighit
Foto: Twitter/@bts_bighit
Foto: Popline

Os três concertos do septeto em Santiago, programados para os dias 14, 16 e 17 de outubro de 2026, tiveram seus 180 mil ingressos completamente esgotados ainda em abril. Diante do risco de cancelamento ou alteração do espetáculo, os ARMYs iniciaram um "bombardeio" de comentários e cobranças nas contas oficiais de ministérios e órgãos públicos do governo. A indignação coletiva resultou na convocação de atos presenciais na Plaza Baquedano, na capital, e em frente a sedes governamentais de diversas regiões do país, sob o lema de que as autoridades e a produtora local, DG Medios, devem uma resposta clara ao público.

Pressão política e o impacto milionário no turismo

(Foto: Twitter @bts_bighit)
Foto: Popline

A dimensão do protesto fez com que o Ministro do Interior do Chile, Claudio Alvarado, se pronunciasse oficialmente para tentar acalmar os ânimos. Alvarado reforçou que a decisão do IND foi estritamente técnica por conta do tempo necessário para montagem da megaestrutura, mas garantiu que o governo está aberto ao diálogo e que locações alternativas estão sendo avaliadas pela equipe técnica. A pressão aumentou com a adesão de diversos parlamentares à causa dos fãs, apontando que a incerteza gerada pelo Estado prejudica a imagem internacional do país e afeta milhares de famílias que já investiram em passagens e hotéis.

O fenômeno do BTS com a turnê de reencontro após o serviço militar tem movido cifras astronômicas. De acordo com estimativas da produtora DG Medios, o cancelamento ou a não realização dos shows no formato planejado pode gerar um impacto negativo de US$ 53 milhões (cerca de R$ 295 milhões) na economia chilena, considerando que 25% dos compradores vêm de outras regiões do país e 10% são turistas estrangeiros. Enquanto a organização chilena tenta costurar um acordo para salvar as apresentações em Santiago, o cronograma dos três shows do grupo em São Paulo segue confirmado e sem alterações.

O post Fãs do BTS organizam protesto no Chile após governo negar Estádio Nacional para shows apareceu primeiro em POPline.

Publicidade
Popline
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se